
A mudança na estrutura da família decorrente do divórcio ou da dissolução da união estável pode ser estressante e traumática para pais e filhos, especialmente nos casos de conflitos de interesses mal administrados pelos pais.
Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de MS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), está oferecendo as chamadas Oficinas de Parentalidade para ajudar especialmente os casais a terem melhor compreensão sobre os efeitos que a ruptura de um relacionamento produz nos filhos menores de idade, auxiliando-os na maneira de lidar melhor com essa nova fase da vida, estabelecendo uma boa parceria parental, permitindo que compreendam a importância de proteger os filhos dos efeitos danosos de um conflito.
Para o coordenador do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, nesse momento difícil, os pais precisam de orientação para ajudar os filhos e a si próprios a superarem as dificuldades inerentes a essa fase de transição na vida da família: “As crianças e os adolescentes merecem um local seguro onde possam explorar seus sentimentos para se adaptarem adequadamente à reestruturação familiar. Um ambiente tranquilo contribui para que se tornem adultos emocionalmente saudáveis e também ajuda os pais na retomada de suas vidas”.
Os primeiros atendimentos foram iniciados no segundo semestre de 2018 de maneira presencial, apenas na Capital, e em 2020 os atendimentos foram suspensos em razão da pandemia da covid-19. Em agosto de 2021 os trabalhos foram retomados na modalidade on-line, o que possibilitou atender as demandas de cidades do interior de todo o Estado. Desde o início das oficinas, foram atendidas 423 famílias e as sessões presenciais estão previstas para serem retomadas nos dias 12 e 13 de maio, nas dependências do Nupemec.
Atualmente, na fase pré-processual, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), antes mesmo de agendar as sessões de mediação, estão encaminhando os casais em conflito familiar, com filhos menores de idade, para as Oficinas de Parentalidade. A oficina é ministrada nas formas presencial e on-line, com duração de 4 horas, na qual os pais assistem a vídeos e palestras proferidas por profissionais habilitados que procuram demonstrar a importância de se resgatar a responsabilidade pela própria vida, transmitindo dados relevantes sobre os efeitos negativos de conflitos, quando mal administrados, podem gerar na vida dos filhos e o que eles, como pais, podem fazer para estabelecer uma boa parceria parental com suas crianças e adolescentes.
O trabalho consiste em um programa educacional interdisciplinar destinado a casais em fase de ruptura de relacionamento, com apoio, dentre outros materiais e mecanismos, da literatura sobre efeitos do divórcio e da importância dos pais e demais membros da família, buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do relacionamento. Por meio desse apoio, demonstram a possibilidade de os pais se transformarem em protagonistas da solução dos próprios conflitos.
Para obter mais informações sobre esse e outros relevantes assuntos a respeito do divórcio, direitos dos pais e filhos, basta enviar um e-mail para [email protected]
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inclusivo
Governo de MS ouve coletivo com demandas e sugestões para fortalecer proteção às mulheres
há 22 minutos atrás

Judiciário
Proposta de Minirreforma Processual conta com participação de desembargador do TJMS
17/03/2025 18:00

Dourados
CadÚnico é reativado e Semas destaca aperfeiçoamento do sistema
17/03/2025 17:00

Loteria
Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira
17/03/2025 16:30

Dourados
Governo de MS investe mais de R$ 173,6 milhões em educação, esporte e infraestrutura
17/03/2025 16:00