
Durante este mês de junho, será possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Eles são os vizinhos mais próximos da Terra — e, para observá-los, não será necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo (sem nuvens).
Embora a qualidade da observação seja melhor nas zonas rurais — que costumam ter céus mais escuros —, o espetáculo pode ser admirado a partir das cidades.
Do grupo dos cinco planetas, Mercúrio é normalmente o mais difícil de visualizar devido à sua proximidade com o Sol, do qual se afastará gradualmente durante este mês de junho, o que facilitará a sua observação.
De acordo com especialistas, o melhor dia para ver esta conjunção será 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e será visível até uma hora antes do amanhecer.
Além disso, em 23 de junho a Lua estará localizada entre Vênus e Marte — justamente no lugar que corresponderia à Terra —, assim será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.
A última vez que esta conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 — e só vai se repetir novamente em 2040.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dourados
Prefeitura firma convênio de R$ 270 mil para apoiar a Guarda Mirim
há 37 minutos atrás

Justiça
Corregedoria disponibiliza FAQ com perguntas e respostas sobre dúvidas frequentes
21/03/2025 18:30

Dourados
Prefeitura inicia cascalhamento em vias nunca atendidas na Reserva IndÃgena
21/03/2025 16:00

Região
FIDI 2025: Bonito reafirma destaque mundial em sustentabilidade com certificação de Carbono Neutro
21/03/2025 13:00

Inclusão
TJMS reforça apoio à inclusão no Dia Internacional da SÃndrome de Down
21/03/2025 12:00