Dourados – MS quarta, 12 de maio de 2021
Dourados
24º max
16º min
Vacinação 2
ESPECIAL

Na década de 90, Santa Casa é concluída e vira HU

22 Abr 2021 - 15h30Por Rozembergue Marques
Na década de 90, Santa Casa é concluída e vira HU - Crédito: Arquivo - O PROGRESSO Crédito: Arquivo - O PROGRESSO

Um dia antes de completar 41 anos de circulação, O PROGRESSO trouxe em sua capa da edição do dia 20 de abril de 1990 uma matéria que ilustra bem a chaga da burocracia e da morosidade que marca a execução de obras públicas, sobretudo as de grande porte. 

Sob o título “Técnicos do Ministério discutem sobre Santa Casa”, o jornal abordou as primeiras tratativas para construção do que é hoje o Hospital Universitário (HU), maior hospital da cidade e que é referência para mais de 30 municípios. 
“Duas arquitetas do Ministério da Saúde, Filomena Kotaka e Silvia Caldas, e o secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, João José Cândido da Silva, estarão hoje em Dourados especialmente para participar de uma reunião com representantes da Sociedade Douradense de Beneficência (Sodoben) e discutir sobre a implantação da Santa Casa de Dourados, cujas obras de adaptação das antigas instalações do Hospital Regional, estão paralisadas há vários meses”, dizia a matéria. 

“As arquitetas e o secretário foram designados pelo Ministro da Saúde, Alceni Guerra, que é irmão do ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado, Waldir Guerra, para averiguar o problema “in loco”. As técnicas deverão analisar a situação do antigo prédio do Hospital Regional que já foi praticamente demolido, na sua parte interna, para ver se o local tem realmente condições de abrigar a Santa Casa. Do contrário, segundo comentou no início da semana Waldir Guerra, os representantes do Ministério, poderão até mesmo definir uma nova área para a construção do novo hospital”, resumiu o texto, como que antevendo o que aconteceria: a Santa Casa passaria a década de 90 inteira sem sair do papel e foi construída em um ampla área no bairro altos do Indaiá. 

Depois de retomar a obra, paralisada na gestão do governador Wilson Martins, o então prefeito Laerte Tetila inaugurou a estrutura da Santa Casa no dia 3 de setembro de 2002. Posteriorente sua gestão foi repassada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Todo esse passo a passo foi acompanhado por o progresso, que registrou, por exemplo, a vinda do então ministro da Saúde José Serra a Dourados para vistoriar o andamento das obras do hospital.

Principais fatos da década de 90: 

Em 1991Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1.Senna faleceria em 1994, durante uma prova em Imola (Itália). Ocorre a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos e o Brasil torna-se tetracampeão. Ocorre a Copa do Mundo de Futebol na França. O Brasil vai para a final, mas perde o título para a França. Começa a ser comercializada a soja transgênica (modificada geneticamente). É lançado, pela Microsoft, o sistema operacional Windows 95. É realizado o primeiro processo de clonagem de um mamífero (ovelha Dolly).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária
Edital

Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

12/05/2021 16:53
Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária
Edital de Intimação
Edital

Edital de Intimação

12/05/2021 15:47
Edital de Intimação
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

11/05/2021 16:43
Edital de Proclamas
Edital Unimed
Edital

Edital Unimed

11/05/2021 16:13
Edital Unimed
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

11/05/2021 15:02
Edital de Proclamas
Últimas Notícias