O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deu posse, na sexta-feira (13), a oito novos promotores de Justiça substitutos, aprovados no 29º concurso para ingresso na carreira. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pelo procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior.
“A unidade da nossa instituição é o que nos fortalece para que possamos atuar em prol da população. Hoje, depois de anos de lutas e dedicação, com apoio de familiares e amigos, começam novas histórias, com novos desafios. Histórias de pessoas que devem acreditar em melhorar a vida dos cidadãos”, disse o procurador-geral de Justiça, que também agradeceu, em nome de todo o Colégio de Procuradores, os integrantes da banca do concurso, composta por representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Procuradora de Justiça, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, deu as boas-vindas aos empossados em nome do Colégio dos Procuradores, lembrando que, em meio a 2.181 candidatos inscritos no concurso, são eles os oito novos membros do MPMS, que terão a missão de defender os direitos e interesses dos cidadãos. “Temos o dever de cumprir nosso papel institucional de forma a atender e corresponder às aspirações da sociedade, da qual estamos cada vez mais próximos, nos mais altos padrões de legalidade, ética e eficiência, antes de tudo”, disse.
“Sejam justos, humildes, empáticos. Examinem e conheçam a realidade da sua Comarca. Estabeleçam um diálogo com os vários atores da sociedade. Será na porta dos seus gabinetes que o cidadão irá bater em busca de soluções para as mazelas que os afligem”, acrescentou o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMP), o promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati.
Em nome dos empossados, a promotora de Justiça Substituta Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta, saudou o Colegiado e destacou que, mais do que promotores de Justiça, são promotores de humanidade. “Quando o cidadão sul-mato-grossense bater à nossa porta, é porque várias outras já foram fechadas. O gabinete do promotor de Justiça deve ser a antessala da esperança por justiça, com uma escuta ativa, com dignidade e diálogo com esse cidadão. É assim que podemos fazer justiça”, declarou.
O procurador-geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior encerrou a solenidade salientando que a chegada dos novos membros aos quadros da instituição representa um legado a ser entregue em cada Comarca onde eles irão atuar.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jerson Domingos; o defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini e o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Fábio Nogueira Costa. A solenidade contou com a participação da Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro Tenente Siqueira.
Novos Promotores de Justiça
Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta
Laura Alves Lagrota
Vitoria de Fatima Herechuk
Felipe Blos Orsi
Gabriela Rabelo Vasconcelos
Guilermo Timm Rocha
Felipe Rocha Vasconcellos de Freitas Pinheiro
João Augusto Arfeli Panucci