Morreu na madrugada desta quarta-feira (8/6), em Brasília, o fotógrafo Sérgio Amaral. O fotojornalista estava internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) para tratar um câncer no pulmão. Segundo amigos, Sérgio passava, recentemente, por sessões de radioterapia para impedir o aumento de outro tumor, na garganta.
A descoberta do câncer se deu em outubro de 2021, após um mal-estar. Em fevereiro, o fotógrafo criou um site para vendas de fotografias com trabalhos feitos por mais de 40 anos. Sérgio precisava arcar com despesas altas, como um medicamento de R$ 900.
Na descrição do site, o fotógrafo relembrou a carreira magnífica, e disse que as fotos disponíveis para compra eram recortes de “viagens maravilhosas”. Amaral é uma referência no fotojornalismo brasileiro.
Sérgio iniciou a carreira em 1977, passou por diversos veículos da imprensa nacional e recebeu prêmios de jornalismo, como o Esso de Fotografia de 1992, o Grande Prêmio do Salão Finep de Fotojornalismo de 1996, a medalha de excelência gráfica da Society for News Design e o prêmio ONU Habitat de 2014.
Luto
Nas redes sociais, parentes e amigos de Sérgio despediram-se do fotógrafo. “Vinha lutando bravamente, mas hoje descansou. Que vá em paz e faça mais fotos bonitas aí de cima, meu amigo”, comentou um colega.
Ao Metrópoles o fotógrafo Sérgio Moraes relembrou algumas coberturas ao lado do amigo. “Além de um baita fotógrafo, era uma pessoa supercarinhosa com todos os colegas e amigos. Muito querido”.
Ainda não há informações sobre o sepultamento de Sérgio Amaral.