O Presidente da Associação de Bairro do Parque dos Jequitibás, Jaime Júnior, esteve reunido nesta semana com secretário municipal de Obras Públicas do Município de Dourados, Luís Gustavo Casarin, para acompanhamento e discussão sobre as licitações previstas para início das obras no bairro.
Segundo a assessoria jurídica da associação de moradores, “o presidente de bairro cobra agilidade do município na realização das licitações, tendo em vista que as verbas/repasses estão disponíveis para utilização nos projetos de asfaltamento”. Os moradores também reclamam que, por ausência de pavimentação, nos períodos de chuva nenhuma equipe de coleta de resíduos passa pelo bairro recolhendo os descartes.
“O Parque dos Jequitibás está localizado atrás da sede Prefeitura e do Estádio Douradão e, há muitos anos, vem enfrentando problemas de infraestrutura, em especial pela ausência de asfalto. Em épocas chuvosas, alguns moradores têm dificuldades em sair de suas casas e se locomover até o trabalho. E, nos períodos secos, a poeira toma conta do bairro, causando inúmeros transtornos para os moradores”, afirmam os advogados João Lessa e Tiago Ortiz.
A associação de moradores do Parque dos Jequitibás busca informações quanto ao procedimento licitatório para asfaltamento das vias, já que se trata de um bairro antigo da cidade, bem localizado e que ainda carece dessa infraestrutura básica. A área residencial é estratégica e abrange, além da sede do município e o estádio, uma agência do Detran-MS, agência bancária, moradias e vários empreendimentos.
Legislativo
Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Laudir Munaretto (MDB) afirmou que fez um requerimento ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário municipal de Obras Públicas, solicitando a efetivação das obras no Parque dos Jequitibás. Segundo ele, a gestão anterior teria empenhado recursos para “obras de drenagens de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçamento no Parque dos Jequitibás. Ocorre quem até o presente momento o bairro possui apenas três vias pavimentadas”.
“Eu estive com o presidente do bairro e os moradores convivem diariamente com a precariedade do trânsito, devido a falta de asfalto, razão pela qual clamam pela pavimentação asfáltica para garantir mais qualidade de vida à população, além de benefícios às empresas empreendidas no local”, acrescentou.
Prefeitura de Dourados
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados informou por meio da Semad (Secretaria Municipal de Administração), que haverá a reabertura de prazo para tomada de preços para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de engenharia para execução da drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçamento no bairro Parque dos Jequitibás. De acordo com a publicação no Diário Oficial da última segunda-feira (9), a licitação foi declarada ‘deserta’, face à ausência de interessados para executar as obras, motivo pelo qual o prazo foi reaberto”.
“A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) iniciou os serviços de adequações das redes de distribuição de água do bairro para atender as obras de drenagem e pavimentação asfáltica”. Segundo destacou o secretário Casarin, os serviços foram solicitados porque a obra para iniciar o asfaltamento das ruas do bairro já está em processo licitatório. “Pedimos a Sanesul para fazer todos os serviços necessários de distribuição de água e coleta de esgoto antes de passar a pavimentação para evitar que futuramente haja cortes na via”, explicou o secretário.