Dourados – MS sexta, 03 de abril de 2020
Dourados
28º max
19º min
Meio Ambiente

UNOPS e governos brasileiro e japonês cooperam no combate a incêndios florestais

25 Mar 2020 - 16h18Por ONU

O governo do Japão doou 818 mil dólares (aproximadamente 3,7 milhões de reais) para a compra de equipamentos de combate a focos de incêndio, com o objetivo de fortalecer a capacidade do governo brasileiro de gerenciar incêndios florestais na região amazônica.

O projeto é uma parceria entre governo do Japão, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Os recursos foram recebidos na segunda-feira (23) pelo UNOPS, organismo do Sistema ONU especializado em compras e responsável pela aquisição dos equipamentos.

O UNOPS e o governo do Japão já trabalharam juntos em países como Afeganistão, Jordânia e Sudão do Sul, em atividades de reforma de hospitais, construção de estradas, ampliação do acesso à água potável e melhorias estruturais em campos de refugiados.

Luvas, roupas, capacetes e purificadores de água serão adquiridos e encaminhados ao IBAMA e ao ICMBio.

Os equipamentos doados têm qualidade superior e são mais seguros do que os utilizados atualmente. O material complementa a doação feita ao Brasil pelo Japão, em setembro de 2019, no contexto da Operação Verde Brasil.

Na ocasião, a ABC e a Embaixada do Japão, por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), coordenaram a doação japonesa de barracas e colchonetes para otimizar os trabalhos das equipes do IBAMA e do ICMBio que atuaram no combate aos focos de incêndio e a crimes ambientais na região amazônica.

“É com satisfação que anunciamos a entrega complementar de doações para o apoio às atividades de combate aos incêndios na floresta amazônica, por intermédio do UNOPS”, disse o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

Segundo ele, espera-se que, por meio deste apoio, os bombeiros possam atuar mais efetivamente no combate a incêndios e proteger mais pessoas dos danos causados pelos incêndios florestais.

Segundo a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, o conjunto dessas doações permite o combate a incêndios de maneira mais rápida e eficaz, contribuindo para que as queimadas sejam controladas e as áreas de floresta, preservadas.

“Os países e as pessoas estão comprometidos em assegurar conservação, recuperação e uso sustentável das florestas”, disse ela. De acordo com Valenzuela, o UNOPS ajuda as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a fortalecerem seu desenvolvimento sustentável com prosperidade e paz.

O diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, ressaltou que o conjunto das doações japonesas reflete a histórica relação de amizade e cooperação e o excelente relacionamento entre o Japão e o Brasil.

Ele explicou que, do ponto de vista operacional, a iniciativa é extremamente importante porque permitirá reduzir a necessidade de deslocamentos entre as frentes de incêndios e as suas respectivas bases, resultando em maior tempo de presença das brigadas do IBAMA e do ICMBio nas frentes de trabalho contra os incêndios.

ABC
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi criada em 1987 para planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, tanto do país para o exterior como do exterior para o Brasil, sob os formatos bilateral, trilateral ou multilateral.

Desde agosto 2016, a ABC tem coordenado ações de resposta emergencial de caráter humanitário do governo brasileiro, por meio de doações de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade para o atendimento a países e populações que se encontrem em situação de desastre socioambiental, de calamidade pública, de conflito armado, de insegurança alimentar e nutricional ou em outra situação de emergência ou de vulnerabilidade, inclusive grave ameaça à vida, à saúde e aos direitos humanos ou humanitários de sua população.

UNOPS
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) é um organismo operacional das Nações Unidas. Em todo o mundo, o escritório apoia o Sistema ONU, seus parceiros e governos a fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança.

Sua missão é ajudar as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

O UNOPS enfoca seu trabalho na implementação de projetos e está comprometido com os valores das Nações Unidas e com a eficiência do setor privado. Os serviços prestados pelo UNOPS abrangem as áreas de infraestrutura, gerenciamento de projetos, compras, gestão financeira e recursos humanos.

Os parceiros solicitam os serviços para complementar suas próprias capacidades, aumentar a velocidade, reduzir riscos, promover a relação custo-benefício e melhorar a qualidade de seus projetos em diferentes áreas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estado anuncia ações para minimizar impactos do coronavirus no turismo
Turismo

Estado anuncia ações para minimizar impactos do coronavirus no turismo

03/04/2020 14:45
Estado anuncia ações para minimizar impactos do coronavirus no turismo
Brasil

Governo interdita 47 barragens por falta de declaração de estabilidade

03/04/2020 14:00
Petrobras anuncia descoberta de nova camada de óleo no pré-sal
Pré-sal

Petrobras anuncia descoberta de nova camada de óleo no pré-sal

02/04/2020 18:10
Petrobras anuncia descoberta de nova camada de óleo no pré-sal
Lewandowski suspende aprovação automática de registro de agrotóxicos
Agrotóxicos

Lewandowski suspende aprovação automática de registro de agrotóxicos

02/04/2020 15:15
Lewandowski suspende aprovação automática de registro de agrotóxicos
Maior viveiro da América Latina recebe quase 300 aves resgatadas
Meio ambiente

Maior viveiro da América Latina recebe quase 300 aves resgatadas

31/03/2020 16:20
Maior viveiro da América Latina recebe quase 300 aves resgatadas
Últimas Notícias