Dourados – MS terça, 21 de janeiro de 2025
32º
Meio Ambiente

UFMS sedia maior evento de agroecologia do Estado nesta semana

A programação contempla mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, relatos de experiências, momentos culturais e todos os dias ocorrerá a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade

03 Dez 2024 - 07h45Por Vanessa Amin/UFMS, com colaboração de Patrícia Zerlotti/Embrapa
UFMS sedia maior evento de agroecologia do Estado nesta semana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Voltado para produtores da agricultura familiar, pesquisadores, técnicos e interessados em agroecologia, o Agroecol 2024, maior evento de agroecologia do Estado, será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Cidade Universitária. Com o tema Água e clima: direito à vida, o evento busca promover um diálogo profundo entre os principais atores da agroecologia em Mato Grosso do Sul, além de contar com a participação de representantes de outras regiões do Brasil e da América do Sul.

“A programação está rica e diversificada, trazendo inovações tecnológicas e relatos de experiências bem-sucedidas para construir saberes agroecológicos”, destaca a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e coordenadora do evento, Raquel Pires Campos.

O Agroecol 2024 reúne seis importantes eventos: 5º Seminário de Agroecologia da América do Sul, 1° Encontro Extrativista do Mato Grosso do Sul, 4º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS, 7° Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, 8° Seminário Estadual de Educação do Campo de MS e 9º Seminário de Agroecologia de MS. De acordo com a professora Raquel, os temas serão discutidos com perspectivas dos desafios da problemática em relação à água e às mudanças climáticas nas formas de produção de alimentos, organizações sociotécnicas, inclusão socioprodutiva e no bem viver. As mesas temáticas do evento irão reunir representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada, governos, empresas, instituições de pesquisa e de ensino, organizações não governamentais, entre outros envolvidos com agroecologia no Brasil e em outros países.

A programação contempla mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, relatos de experiências, momentos culturais e todos os dias ocorrerá a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade. Todas as atividades serão realizadas no Complexo Multiuso 1 e a programação completa pode ser conferida aqui. Mais informações também estão disponíveis na página agroecol.ufms.br.

Sobre o evento

O Agroecol é um espaço de discussão crítica sobre o sistema agroalimentar mundial e os desafios para alimentação, saúde e educação no século XXI, integrando estudantes, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada, de todas as regiões brasileiras e países latino-americanos.

O evento já passou por diversas cidades de Mato Grosso do Sul e se consolidou como um marco na promoção da agroecologia no Estado. A edição de 2024 marca a retomada presencial do evento que busca inspirar e promover ações concretas para um futuro sustentável.

A primeira edição foi realizada em novembro de 2002 e contou com 686 participantes, entre agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada, provenientes de todas as regiões do Estado e de mais de 50 entidades. A iniciativa está marcada na história da agroecologia sul-mato-grossense identificou demandas e elaborou propostas fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em bases agroecológicas.

Seis anos depois, em novembro de 2008, o 2º Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul ocorreu em Dourados, seguido pelo 3º Seminário, realizado em Corumbá, em 2010, que reuniu 480 participantes. Já o 4º Seminário, sediado em 2012 na cidade de Glória de Dourados, demonstrou o amadurecimento da agroecologia no Estado. Mesmo com limitações logísticas do município, que conta com cerca de 10 mil habitantes, o evento atraiu um público expressivo, reafirmando o compromisso da comunidade com o tema.

Em 2014, o evento retornou a Dourados com uma nova configuração, reunindo múltiplos eventos paralelos: o 5º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, o 4º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, o 1º Seminário de Agroecologia da América do Sul e o 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS. Sob o título Agroecol 2014, o evento contou com 1,2 mil participantes e mais de 400 trabalhos submetidos, entre artigos científicos e relatos de experiências.

Desde então, o Agroecol consolidou-se como um evento integrado, reunindo diversas iniciativas em um único momento. Em 2016, foi realizado novamente em Dourados, abordando o tema Agroecologia e soberania alimentar: em busca do bem viver. Em 2018, Campo Grande sediou o evento com a temática Sistemas Agroalimentares Mundiais, Sociobiodiversidade e Saúde: Desafios e Perspectivas.

A edição de 2020 foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, e abordou o tema A contribuição da agroecologia à sociedade em transformação pós-pandemia. Agora, em 2024, a comissão organizadora retoma a mobilização para a realização do Agroecol, com o tema proposto que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de sistemas agroecológicos em Mato Grosso do Sul.

Realização

O evento é uma realização da UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. É uma promoção da Associação Brasileira de Agroecologia e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério da Educação; Ministério da Agricultura e Pecuária; Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul; Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura; Instituto Pantanal Sul; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Programa Nacional dos Comitês de Cultura de Mato Grosso do Sul; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
Meio Ambiente

Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU

há 17 minutos atrás
Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
Bioparque Pantanal é o mais novo associado da AZAB e reforça compromisso com a biodiversidade
Meio Ambiente

Bioparque Pantanal é o mais novo associado da AZAB e reforça compromisso com a biodiversidade

15/01/2025 10:00
Bioparque Pantanal é o mais novo associado da AZAB e reforça compromisso com a biodiversidade
Uso de biodiesel cresce em 20 anos
Meio Ambiente

Uso de biodiesel cresce em 20 anos

13/01/2025 14:30
Uso de biodiesel cresce em 20 anos
Ameaçada de extinção, mais uma arara-azul-de-lear nasce em São Paulo
Meio Ambiente

Ameaçada de extinção, mais uma arara-azul-de-lear nasce em São Paulo

12/01/2025 20:30
Ameaçada de extinção, mais uma arara-azul-de-lear nasce em São Paulo
TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030
Sustentabilidade

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030

11/01/2025 12:00
TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030
Últimas Notícias