Junho é o mês em que se celebra o dia mundial do meio ambiente (05/06). A data chama atenção para a importância de se preservar o ambiente em que vivemos. O Sesi promoveu várias ações de conscientização entre alunos e frequentadores, em suas escolas e nas Bibliotecas da Indústria do Conhecimento espalhadas pelo interior de Mato Grosso do Sul.
Foram desenvolvidas atividades nas unidades de Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e Aparecida do Taboado, com participação ativa da comunidade. Confira um resumo das ações:
Aparecida do Taboado – As crianças do Instituto Dom Afonso Maria Fusco assistiram a uma palestra sobre a importância do meio ambiente, ministrada pela professora Maria Mendes. Foi destacada a importância do homem na transformação do meio em que vive e os danos à natureza causados pelas interferências negativas. "Acredito que todos podemos nos envolver e contribuir em práticas socioambientais responsáveis. Essa necessidade é cada vez mais imediata e urgente para construirmos um mundo melhor, a ministrante falou sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente, as crianças foram muito participativas”, disse a monitora Maria Regina Lacerda.
Maracaju – Na Escola Sesi, a professora Gabriela e os alunos do 8º ano encenaram uma peça de teatro cujo tema é o incentivo aos cuidados com a natureza. A prevenção contra a dengue também foi retratada na encenação. Os estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio prestigiaram a apresentação dos colegas. “Vou começar a cobrar meus pais em casa, pois vi na apresentação que precisamos ter mais cuidado e colocar em prática todas as dicas dadas”, comentou Bruna Bareta Bolwua, do 2º ano.
Naviraí – Os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental da Escola Sesi participaram de um momento de reflexão sobre a importância do meio ambiente. Eles ouviram explicações sobre os impactos negativos que causam danos ao planeta, por meio da contação da história “O Mundinho”, de Ingrid Bellinghausen. Para finalizar, a professora Sandra e a turma do 1° ano do ensino fundamental realizaram a plantação de duas árvores na área verde da escola. “Se não cuidarmos do nosso planeta, vai chegar um momento em que ele vai desaparecer, sumir por completo, e o que acontecerá com a gente? Por isso temos que fazer a nossa parte”, disse a estudante Valentina Santana.
Rio Brilhante – As monitoras da Biblioteca Sesi realizaram contação de história, declamação de poesia e palestras para os alunos da creche Criança Esperança I, com objetivo de estimulá-los a perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive Eliane Polla Chitolina contou um pouco sobre o momento. “Foi gratificante ver com que concentração os alunos prestavam atenção nas palavras proferidas pelo palestrante. Durante a palestra teve a interação entre um engenheiro ambiental e os alunos, trazendo em pauta as transformações negativas que ocorrem no nosso meio devido à ação humana”.