A cidade de Nova Andradina é mais uma de Mato Grosso do Sul a contar com um Ecossistema Local de Inovação. A iniciativa foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (20), por representantes de diferentes instituições, em um movimento que visa o desenvolvimento sustentável e inovador para a região, por meio de políticas e ações estratégicas voltadas para a inovação e o empreendedorismo. O lançamento ocorreu na Câmara Municipal, quando reuniu as entidades do Ecossistema Local de Inovação, como empresas, instituições de apoio e educacionais, organizações não governamentais, entre outros.
O trabalho para a consolidação do Ecossistema Local de Inovação de Nova Andradina teve início em 2022, a partir de um estímulo do Sebrae/MS, que em sua atuação, visa a consolidação destes ambientes no estado para trazer oportunidades aos pequenos negócios. De acordo com o gerente em exercício da Regional Sul do Sebrae/MS, Hítalo Silva, a iniciativa é um avanço para Nova Andradina, dada a vocação do município para a inovação.
“O Ecossistema vem como proposta de somar esforços para que tanto instituições educacionais quanto a Prefeitura Municipal possam trabalhar no fomento à inovação dentro do município, incentivando a geração de ideias inovadoras, a geração de novas startups para resolução de problemas e também dando apoio para aqueles empreendedores locais que tem algum produto, alguma empresa ou ideia que possa ser encaixada como uma startup, para que eles possam receber apoio e orientação para alavancar os seus negócios”, explicou o gerente.
O Ecossistema Local de Inovação de Nova Andradina tem como prioridade o desenvolvimento de ações para a cadeia de mineração, o turismo e o agronegócio. Ao final, o objetivo é marcar a região como um Polo de Referência em inovações tecnológicas e empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. Durante o lançamento da ação, foi apresentado o Planejamento Estratégico do conjunto de atores que pertencem à região a fim de promover o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação.
O evento também contou com a presença do gerente do Campus da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), de Nova Andradina, Sonner Arfux Figueiredo, que falou sobre a importância da iniciativa inovadora. “O Ecossistema vem fortalecer todos os atores envolvidos, os não envolvidos, também, dentro de uma macrorregião onde o município está situado no Vale do Ivinhema”, destacou.
Outro participante, o empresário Renato Lazzarini, acredita que a iniciativa contribuirá para que o município prospere. “O entendimento que eu tenho de Ecossistema é onde todas as entidades, sejam elas de ensino, seja de repartição pública, como a Prefeitura, seja comércio, seja terceiro setor, é um espaço onde todos vão se encontrar com o objetivo de se fazer prosperar a cidade e a nossa população”, ressaltou.
Apoio do Sebrae
O Ecossistema de Inovação é um conceito que descreve um ambiente complexo e interconectado, onde ocorre um processo de inovação. Ele envolve diversos atores como empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, governos, investidores, mentores, aceleradoras e comunidades. Todos trabalham em conjunto para impulsionar a criação e adoção de novas ideias, tecnologias e modelos de negócios.
Como uma forma de fomentar o empreendedorismo, além de apoiar o pequeno negócio, o Sebrae envolve a governança e entidades dos municípios em que atua para a criação de um ambiente favorável à inovação, corroborando para a criação de ecossistemas de inovação. Nesse contexto, o Sebrae/MS tem desempenhado um papel fundamental no apoio e orientação em regiões do estado empenhadas na construção e consolidação desses ecossistemas: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.