Secretário de Mudanças Climáticas do MMA, Carlos Klink. - Crédito: Foto: Divulgação
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa, a partir de hoje, de grande evento internacional sobre clima, o “UE – Brasil Clima: Somos Todos Responsáveis”. Na abertura, que acontece na próxima terça-feira (03/11) no Planetário do Rio de Janeiro, a ministra Izabella Teixeira dará as boas-vindas aos participantes ao lado do comissário da União Europeia para o Clima e a Energia, Miguel Arias Cañete, do presidente honorário do Planetário, Celso Cunha, da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do secretário-geral o WWF-Brasil, Carlos Nomoto.O objetivo do evento é conscientizar a respeito da realidade das mudanças climáticas e sobre a importância de agir em conjunto, além de engajar e expor ao público em geral a políticas, iniciativas e boas práticas, reproduzíveis e bem-sucedidas, do Brasil e da União Europeia, que contribuam para o combate, a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas.
Uso da terra
Na quarta-feira (4/11), o secretário de Mudanças Climáticas do MMA, Carlos Klink, participa de conferência sobre Agricultura e Uso da Terra - Questões Fundiárias, Agricultura de Baixo Carbono, adaptação às Mudanças Climáticas. A moderadora será a jornalista da TV Globo Sonia Bridi. Também participam o catedrático em Desafios Globais da Universidade de Leeds (Reino Unido), Jon C. Lovett, o pesquisador holandês Jan A.
Verhagen, da Universidade de Wageningen (Holanda), e a diretora do centro de administração em Meteorologia da România, Elena Mateescu. A conferência será no auditório do Planetário, das 14h às 16h.
A programação do evento inclui atividades educativas para crianças sobre mudanças climáticas, com filmes, música, oficinas de reciclagem, contação de histórias, teatro e circo. O MMA apresenta filmes sobre meio ambiente, com o Circuito Tela Verde.
“Consideramos fundamental trabalharmos com diversas linguagens nas ações de educação ambiental”, explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão. “A exibição de vídeos socioambientais, seguida de debate, é uma ferramenta pedagógica muito eficiente que contribui para a reflexão e o aprendizado”.
Segundo a coordenadora do Circuito Tela Verde, Patrícia Barbosa, a participação ativa dos jovens, adolescentes e mesmo das crianças nos processos de produção dos filmes proporciona um olhar cada vez mais crítico sobre a realidade.