
A premiação é concedida aos municípios que mais evoluíram no índice geral e em cada uma das 13 categorias, que incluem infraestrutura geral; acesso; atrativos; políticas públicas; serviços e equipamentos turístico, entre outras. Nesta 7ª edição do Índice de Competitividade, nove municípios receberão certificado, já que alguns avançaram em mais de uma dimensão.
A Capital do Pantanal é hoje um polo de desenvolvimento do Centro-Oeste e o turismo, uma das principais forças econômicas da região. Atrai turistas brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades interessados em um dos biomas mais ricos do país, seja para contemplar suas belezas naturais, a pesca esportiva ou suas manifestações culturais. Sua principal riqueza, o Pantanal, ocupa 60% de seu território. Geograficamente, Corumbá ocupa uma posição estratégica, na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Investimentos
Corumbá foi a cidade que mais avançou entre as não capitais. Também foi a primeira se consideradas as categorias: capacidade empresarial, acesso e marketing e promoção do destino. Como diferenciais da cidade foram apontados sua localização, porta de entrada do Pantanal, patrimônio natural pela Unesco; o desenvolvimento de ações de marketing e a promoção além da integração de esforços entre as iniciativas pública e privada para desenvolver o turismo local.
O Índice também destacou as cidades que de maneira criativa, desenvolveram soluções que tornaram o destino mais competitivo. As boas práticas de Corumbá, destacadas, foram a cooperação técnica entre a Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur) e a Fecomércio/MS que transformaram o Centro de Convenções da cidade, localizado na orla portuária, em uma plataforma cultural multiuso, gerenciada pelo Sesc, e passou a produzir dados sobre o perfil do viajante que desembarca no município, com o Observatório de Turismo, criado pela fundação.
“Este reconhecimento em nível federal demonstra o comprometimento da parceria entre poder público e privado em prol do turismo de Corumbá, a importância do investimento público no desenvolvimento e na estruturação do destino e confirma a relevância do setor em nossa região”, destacou a diretora-presidente da FUNDTUR/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.
A cidade pantaneira também foi a que mais evoluiu na categoria acesso ao destino turístico, especialmente pelos voos regulares do Brasil e da Bolívia e à oferta de transportes públicos nas rodoviárias, tendo avançado de 57,2 pontos para 65,2 pontos em apenas um ano, um acréscimo de 8,1 pontos percentuais. O destino ainda foi premiado na categoria capacidade empresarial, por ter novas escolas técnicas, universidades, além da presença de redes nacionais e internacionais de locação de automóveis e incentivo ao empreendedorismo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clima
La Niña pode favorecer a ocorrência de geada em Mato Grosso do Sul
01/03/2021 08:17

Inovação
Pesquisadores brasileiros criam fogão solar para substituir botijão de gás e forno à lenha
26/02/2021 10:43

Clima
Aumento de nuvens provocam pancadas isoladas de chuva à tarde
25/02/2021 08:12

Clima
Quarta-feira de tempo claro e máxima de 37°C no Estado
24/02/2021 07:40

Meio Ambiente
PMA de Bonito autua pecuarista em R$ 18 mil por desmatamento ilegal
23/02/2021 11:56