Como parte do programa UFMS Sustentável, a UFMS está fazendo um cadastramento de cooperativas e associações de recicladores para realizar a coleta de resíduos sólidos nos câmpus. O cadastro para destinação adequada desses materiais é inédita e segue com inscrições abertas até 20 de setembro, que deve ser feita no formulário disponível no link.
Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, Leonardo Chaves, a iniciativa é um passo importante para consolidar práticas de sustentabilidade na Universidade. “Com o credenciamento de cooperativas e associações de recicladores, estamos não apenas fomentando a economia circular, mas também fortalecendo a inclusão social e econômica dessas organizações”.
Leonardo explica que o edital reforça o compromisso da Administração com a gestão sustentável, garantindo que materiais recicláveis retornem ao ciclo produtivo e contribuam para a preservação do meio ambiente, em sintonia com os valores institucionais da UFMS e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
As cooperativas e associações selecionadas podem atuar na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal. Os materiais disponibilizados para coleta incluem equipamentos elétricos e eletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas, além de materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, metal e vidro. Também serão disponibilizados resíduos orgânicos.
Na inscrição, o grupo interessado pode selecionar um ou mais tipos de materiais para coleta em pelo menos um dos câmpus. Os inscritos também devem indicar em quais locais desejam atuar, elencando ainda a ordem de preferência e os postos de resíduos onde possuam interesse em realizar a coleta.
O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de setembro. A ordem de classificação das cooperativas e associações habilitadas será determinada a partir da realização de sorteio, que será apresentado em audiência pública.
Mais informações podem ser obtidas no edital.