Na próxima semana, lideranças de MS se encontram para discutirem temas da convenção que acontece em Paris. - Crédito: Foto: Divulgação
No dia 11 de novembro, a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa de MS, ocorre o Evento Preparatório para Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21.Focando parlamento e sociedade, do encontro vão sair propostas para serem compatibilizadas com o documento elaborado pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas – CMMC do Congresso Nacional que será apresentado no encontro sobre mudanças climáticas globais a ser realizado pela 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21, que ocorre em dezembro na França.
Com o tema ‘Conversando sobre florestas, resíduos e água no estado do Mato Grosso do Sul, no contexto das mudanças climáticas – Rumo a COP 21’, encontro com os mesmos objetivos ocorreu em 29 de setembro com lideranças ambientais de todo País, no dia 29 de setembro, em Brasília. Depois disto, as agendas ocorrem em âmbito mais regionalizado, no caso no MS será no dia 11 de novembro.
Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) explica que podem participar do evento do dia 11 lideranças políticas e não políticas que possam colaborar com o preparatório. A intenção é apresentar uma agenda brasileira ambiciosa no que diz respeito à preservação ambiental e pactos climáticos.
Descarte de lixo eletrônico, lixões, aterros, água, mudanças climáticas e o impacto nas comunidades, são alguns dos temas que serão abordados no encontro.
Os organizadores estimam que o evento vá receber 25 mil integrantes das delegações oficiais de países, ONGs e organizações intergovernamentais. O que representa um desafio logístico, já que, por exemplo, cada delegado precisa de acesso sem fio à internet para três pontos simultâneos (celular, tablet e computador). Serão mais de 90 mil pontos de wi--fi funcionando na mesma hora, no mesmo espaço. Durante a conferência, Paris estará no alerta máximo de segurança.
A Conferência Climática de Paris, a COP21, reúne em dezembro representantes de 195 países com um objetivo ambicioso: chegar a um acordo universal em relação ao clima, para tentar limitar o aquecimento global a, no máximo, 2°C.