
Em visita em Dourados na última quinta-feira, a embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria, avaliou a situação dos refugiados e se reuniu com autoridades locais para auxiliar a acolhida e permanência legalizada dos venezuelanos na cidade.
Ao O PROGRESSSO, Maria Teresa disse que o motovo da visita foi atender as necesidades mais urgentes de documentação dos venezuelanos, tais como as certificações das certidões de nascimento e de casamento, assim como prova de vida e atestado de estado civil.
"Mas também era importante agradecer e nos apresentar perante as autoridades regionais e as instituções que apoiam os nossos migrantes no estado para lhes agradecer por tudo o que fazem para melhorar a vida dos cidadãos venezuelanos que se instalaram em Mato Grosso do Sul", ressaltou.
Belandria disse ainda que uma das situações que mais preocupa a embaixada é a quantidade de venezuelanos sem documentação no Brasil por terem atravessado a fronteira de forma irregular. "Essas pessoas não vem no Brasil porque querem. Eles vem por conta da fome, da falta de remédios, dos serviços básicos, da insegurança. O fato deles ficarem sem documentação, faz com que fiquem em uma posição mais vulnerável ainda e não possam achar um emprego que lhes ajude a se integrar melhor na sua nova vida nova no Brasil", detalhou.
Segundo a embaixadora foi possível se reunir com várias instituições brasileiras e ONGs de venezuelanos que apoiam aos migrantes mais vulneráveis no Estado. "Essa cooperação entre todos esses organismos é muito importante pois todas eles atuam em áreas diferentes, mas com um objetivo comum: extender a mão a quem mais precisa", enfatiza.
Ela continua: "Nesses dois anos no Brasil, temos trabalhado sempre perto das instituições e dos órgãos do poder público brasileiro. Com a Polícia Federal e com o Detran temos uma excelente comunicação. As certificações das carteiras de motoristas dos venezuelanos, que são expedidas pela nossa página na internet, são aceitas por todos os Detran do Brasil como um dos documentos que os venezuelanos precisam apresentar para fazer a homologação da sua carteira de motorista bo Brasil", disse.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotidiano
Menino é atingido por raio enquanto brincava em poça de chuva
06/12/2023 08:30

ALEMS
Turismo inclusivo a pessoas com TEA é tema de proposta em tramitação
06/12/2023 07:15

Meteorologia
Com redução no volume de chuvas, MS mantém tempo instável nesta quarta-feira
06/12/2023 06:15

'Caixa Encantada'
Secretaria de Saúde arrecada mais de 1,3 mil brinquedos
05/12/2023 21:00

Cartórios
ALEMS faz intermediação para redução de custos de escrituras e 33% em fundos
05/12/2023 20:45