Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Obrigatorio

Em Dourados, 54,2% dos eleitores ainda não fizeram a biometria

Cartório eleitoral aguarda 84.848 cadastros biométricos.

28 Out 2019 - 09h00Por Valéria Araújo
Em Dourados, 54,2% dos eleitores ainda não fizeram a biometria - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em Dourados,  54,2% dos eleitores ainda não fizeram o  cadastramento biométrico obrigatório. Dos 156.548 esperados, apenas 71,7 mil realizaram o procedimento até o último dia 21 de outubro. Outros 84.848 são aguardados, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo termina em 27 de março de 2020.   
Em Mato Grosso do Sul 71,3% do eleitorado já fizeram a biometria. Dos 1.78.591 eleitores aguardados, 1.341.061 já passaram pela revisão obrigatória. Ao todo, 10 cidades foram revisadas outras 14 estão em revisão. São elas: Coronel Sapucaia, Antônio João, Terenos, Bataguassu, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul, Caracol, Corguinho,  Figueirão, Novo Horizonte do Sul, Corumbá, Itaporã, Ladário e Dourados. 


De acordo com o cartório Eleitoral de Dourados, o horário de atendimento vai das 7h30 às 13h30, porém está se estendendo para o período da tarde para fazer o cadastro de quem conseguiu fazer o agendamento eletrônico nesse período. Pela manhã, quem ainda não conseguiu o agendamento, recebe uma senha para atendimento imediato. Mesmo assim a recomendação é para que os eleitores façam o agendamento via site, que está com dias e mais horários disponíveis, o que evita filas.  
O Cartório Eleitoral está atendendo os eleitores no período da manhã. A mudança está regulamentada pela Portaria 216/2019 que alterou o expediente da 18ª ZE mudando o horário de funcionamento.O Tribunal Regional Eleitoral  orienta que o eleitor procure o quanto antes o atendimento, evitando filas e muito tempo de espera.

Nacional
Até o último dia 16, a Justiça Eleitoral contabilizava o recadastramento biométrico de mais de 109 milhões de eleitores de 26 estados, do Distrito Federal e residentes no exterior, o que corresponde a cerca de 74% dos 147 milhões de eleitores brasileiros. A biometria é uma tecnologia empregada pela JE que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura.


Desde 2008, quando a biometria começou a ser implantada pela Justiça Eleitoral, o processo de identificação do eleitorado vem evoluindo ano a ano. Pela Etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão cadastrar suas impressões digitais até o final do próximo ano. A meta é alcançar 35 milhões de cidadãos nesta fase.
Para as Eleições Municipais de 2020, a Justiça Eleitoral espera ter cadastrado biometricamente 117 milhões de eleitores, concluindo a coleta das impressões digitais de todo o eleitorado nacional até 2022.


Antes de iniciar a votação, o reconhecimento das impressões digitais ocorre por meio de leitor biométrico, acoplado ao terminal do mesário. Como cada cidadão possui digitais únicas, a biometria assegura que quem está votando é realmente o dono do voto.


Desde que a biometria passou a ser adotada na Justiça Eleitoral, em 2008, o número de cidadãos cadastrados vem aumentando ano a ano. Na Etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica, está previsto o cadastramento dos eleitores de 1.701 municípios de 16 estados até o fim do ano que vem. A meta é atingir 35 milhões de cidadãos neste biênio.
Os estados abrangidos na Etapa 2019/2020 são os seguintes: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. 


Estados e capitais
Além do Distrito Federal, dez estados já terminaram o cadastramento de seus eleitores: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os eleitores dessas localidades que não puderam fazer a biometria devido a alguma impossibilidade física – como o desgaste das digitais – serão identificados pelo modo tradicional.
Das capitais brasileiras, 22 já encerraram a identificação biométrica de seu eleitorado. São elas: Aracaju (SE), Brasília (DF), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).


Documentos


Para serem atendidos, os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.
Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral  fará, em 2019, a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório em dezoito cidades do estado. Somados, o eleitorado dessas localidades corresponde a 532.567 eleitores.


A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométricoacoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Quem não realizar a biometria, pode ter o título de eleitor cancelado.


Acima de 70 anos 
O eleitor com mais de 70 anos deve fazer a biometria nas cidades com cadastramento obrigatório para, em eleições futuras, poder optar por votar ou não. Se não participar do procedimento, o  título será cancelado, e ele estará inapto ao exercício do voto.
Entretanto, como o voto é facultativo para o eleitor com mais de 70 anos, ele não terá outras restrições na vida civil, tais como obter passaporte, CPF, empréstimos e benefícios federais.


Agendamento no site 
Aqueles que desejam agendar o atendimento, basta acessar o link:https://apps.tre-ms.jus.br/AgendaBiometria/publico/index.jsp
Para mais informações, ligue: (67) 3421-0460 e (67) 3422-2038. O Cartório Eleitoral de Dourados fica na rua Montese, 435, no Bairro Jardim Londrina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

 Juízes concluem mestrado em Direitos Humanos pela UFMS
Judiciário

Juízes concluem mestrado em Direitos Humanos pela UFMS

24/04/2024 21:15
 Juízes concluem mestrado em Direitos Humanos pela UFMS
I.R. do BEM: Há dez anos mudando a cultura de doação do Imposto de Renda
Cotidiano

I.R. do BEM: Há dez anos mudando a cultura de doação do Imposto de Renda

24/04/2024 17:30
I.R. do BEM: Há dez anos mudando a cultura de doação do Imposto de Renda
CDH do Senado aprova medida protetiva e ocorrência on-line para vítimas de violência
Direitos humanos

CDH do Senado aprova medida protetiva e ocorrência on-line para vítimas de violência

24/04/2024 06:45
CDH do Senado aprova medida protetiva e ocorrência on-line para vítimas de violência
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira
Meteorologia

Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira

24/04/2024 06:00
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira
De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação
Relatório

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

23/04/2024 22:45
De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação
Últimas Notícias