
Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), novas regras para tirar e renovar a CNH já estão valendo em 2022. Confira o que impactará durante a renovação dos documentos e as exigências que passarão a ser feitas.
As mudanças no CTB foram feitas em 2021, tendo sido aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república. As novas regras aumentam prazos de renovação, alteram o modelo da CNH, entre outras alterações.
Prazo de renovação da CNH
Agora, existem novos prazos para renovar a CNH. Quem tirar o novo documento em 2022 e tenha até 50 anos, terá uma CNH com validade de 10 anos. Para condutores entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Por fim, para quem possui acima de 70 anos, o prazo será de três anos.
Para que o motorista não dependa apenas de si para lembrar de renovar a carteira, cada Detran será responsável por enviar uma notificação informando sobre o vencimento, com 30 dias de antecedência do fim da validade do documento.
Além disso, os motoristas são obrigados a quitarem todos os débitos que tiverem, sejam relacionados aos veículos em seus nomes ou aos próprios condutores.
Categorias da CNH
O novo código manteve as cinco categorias de documento, com as seguintes características:
Categoria A – veículo com motor de duas a três rodas;
Categoria B – veículo com motor, que não faça parte da categoria A e que tenha até 3,5 toneladas. è preciso ter no máximo nove lugares;
Categoria C – veículo para transporte de carga com mais de 3,5 toneladas;
Categoria D – veículo para transporte de passageiros com mais de nove lugares (motorista incluso), com ao menos 21 anos, dois anos de categoria B e um de categoria C;
Categoria E – veículos dentro das categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, trailer) ou lotação maior do que oito lugares.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Edital
Edital
há 11 minutos atrás

Direitos humanos
Dourados promove V Semana Municipal da Adoção
há 26 minutos atrás

Meteorologia
Sábado segue com temperaturas baixas, mas sem previsão de chuva no Estado
há 56 minutos atrás

Meio ambiente
Decreto regulamenta mercado de carbono no país
20/05/2022 21:30

Justiça
Governador destaca a harmonia entre os Poderes para o desenvolvimento do MS
20/05/2022 20:00