Dourados – MS quarta, 27 de outubro de 2021
Dourados
31º max
19º min
Cassems
Dourados

Coletivo Bici nos Planos chega à Dourados e chama o ciclista do dia-a-dia pra somar!

27 Set 2021 - 10h45
Coletivo Bici nos Planos chega à Dourados e chama o ciclista do dia-a-dia pra somar! -

Muito se comenta sobre o potencial de uso da bicicleta em Dourados, por ser uma cidade plana, entretanto algumas dificuldades importantes são fator dificultador da adesão de mais ciclistas e do medo constante dos que já adotaram a bike como principal meio de transporte. 
Fatores como: ausência de bicicletários nos estabelecimentos comerciais da cidade, bem como, de lei que os faça instalá-los, desrespeito por parte dos motoristas de carros e motos, fechadas para ultrapassagem forçada, poucas ciclovias e ciclofaixas, pouca educação e fiscalização das vias, atropelamentos que ficam invisíveis, dificuldade em registrar boletins de ocorrência em caso sem colisão (como as fechadas, mencionadas), desrespeito à distância de 1,5 metro em relação ao ciclista, insuficiente arborização urbana em grande parte da cidade, sensação de preconceito dos condutores de veículos em detrimento dos ciclistas, entre outros. 

Dentre esses, um dos mais comuns é a “fechada”, então aproveitamos para lembrar que segundo Código de Trânsito Brasileiro Comentado, no Art.38.: “o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas”, e em seu Art. 201. informa que “Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração - média; Penalidade - multa.”

Questões como essas fizeram com que em agosto de 2021, alguns ciclistas urbanos de Dourados, trouxessem para cá o Coletivo Cidadão Bici nos Planos, como braço do Bici nos Planos Campo Grande, que já existe desde 2015. O objetivo do coletivo é pautar políticas públicas para a inclusão real da bicicleta na cidade, “promovendo a bicicleta como meio de transporte sustentável, de inclusão social e de igualdade de gênero, inserindo-a nos planos e políticas públicas”, e também contribuindo com o poder público para que este aumente a sua percepção sobre a experiência do ciclista ao pedalar nas cidades. 

O Coletivo, que é filiado à União Brasileira de Ciclistas - UCB tem dado grande contribuição na melhoria da infra-estrutura de mobilidade urbana e ações educativas, da cidade de Campo Grande, como também em aprimoramento de legislações urbanas, por meio de uma aproximação constante para afinar o diálogo com o poder público. Dessa forma, desde 2015, já contribuiu com pesquisas de contagem e perfil de ciclistas, projetos, ações sociais, campanhas, palestras, seminários, fórum próprio, audiências públicas, entre outras ações. 

Algumas tentativas de diálogo já foram feitas com a Agetran de Dourados, ainda sem sucesso. Nesse sentido o Coletivo segue tentando conversar com autoridades da cidade que queiram dialogar sobre esse nicho da população. 

Em Dourados, o Coletivo está aberto para receber membros que tenham esse perfil: gostem de dialogar sobre a inclusão do ciclista nas cidades e as políticas públicas envolvidas na efetivação desse objetivo. Há também uma Carta de Valores bem específica que organiza os acordos de convivência no Coletivo, valores como: Cidadania, ser apartidário, diversidade, horizontalidade, proatividade, compromisso. 
 Para quem se identifica com esses valores, entre em contato pelo direct do nosso Instagram @bicinosplanos.ddos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições da OAB-MS: Bitto Pereira dispara na liderança
Cotidiano

Eleições da OAB-MS: Bitto Pereira dispara na liderança

26/10/2021 15:43
Eleições da OAB-MS: Bitto Pereira dispara na liderança
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

26/10/2021 15:27
Edital de Proclamas
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

26/10/2021 15:25
Edital de Proclamas
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

26/10/2021 13:45
Edital de Proclamas
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

26/10/2021 08:22
Edital de Proclamas
Últimas Notícias