Comemorado anualmente em 16 de maio, o Dia do Gari homenageia os profissionais responsáveis por manter limpas as ruas e praças públicas. A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi aproveitou a data para celebrar a atuação dos garis em várias cidades do Estado. Acompanhe o resumo dos eventos promovidos pelas monitoras em nossas unidades:
Sidrolândia – Com direito a sorteio de prêmios e música ao vivo, a prefeitura ofereceu um café da manhã na biblioteca para os profissionais comemorarem seu dia. Foram sorteados prêmios como: corte de cabelo masculino para os homens, doados pelo Barber Shop Will Ximenes; manicure, design de sobrancelhas, escovas e hidratação para as mulheres, doados pelo Spazen salão de beleza. O gari José Arnaldo mostrou sua felicidade com o momento. “Eu fico muito feliz em estar aqui hoje, é uma coisa que eu nunca tive antes na vida. Estou me sentindo muito querido”.
Aparecida do Taboado – Um chá da tarde foi oferecido aos garis, em evento que reuniu os alunos do Instituto Dom Afonso Maria Fusco, a a secretaria municipal de Educação e vereadores da cidade. O espaço externo da biblioteca foi utilizado como palco para uma apresentação de dança preparada pelos estudantes. “Adoro meu trabalho, é um trabalho digno e importante para deixar a cidade limpa. Me sinto muito importante em contribuir para a limpeza da cidade. Hoje ficamos muito felizes por vocês da Biblioteca Sesi terem feito essa homenagem para nós, agradecemos pela homenagem, nunca fizeram algo igual para nós”, disse a gari Silvana Queiroz.
Amambai – A biblioteca ofereceu um café da tarde para garis, alunos e pais, com o objetivo de valorizar e esclarecer a importância do trabalho da limpeza urbana. “É muito importante para os nossos filhos essa conscientização e valorização do trabalho dos garis”, declarou Claudineia Silva, mãe de aluno.
Antônio João – As monitoras prepararam um café da manhã os trabalhadores, que foram até a biblioteca para receber a homenagem.
Nova Alvorada do Sul – Com a presença da diretora de Meio Ambiente do município, Renata Karina Pereira de Ávila, os garis foram homenageados com um café da manhã e um vídeo feito pelos alunos da biblioteca. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais.
Paranaíba – Os alunos do curso de robótica e as monitoras da biblioteca ofereceram café da tarde para quatro garis da cidade. Em seguida, foi realizado um sorteio de brindes doados por comerciantes da cidade para os garis. A monitora Luciana Freitas Mendonça contou como foi o momento. “Promover ações que valorizem trabalhadores cuja profissão não é reconhecida ou bem apreciada por muitas pessoas é essencial, pois todo tipo de trabalho tem sua importância para a vida em sociedade. Percebemos que os garis que participaram desse momento ficaram muito satisfeitos com a homenagem recebida, sem falar que as crianças puderam interagir com eles e conhecer um pouco sobre a realidade de seu trabalho e suas vidas em família”.
Rio Negro – Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a biblioteca marcou a data com um momento de confraternização entre as equipes de garis da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito e Serviços Urbanos. “O momento foi oportuno para levarmos uma mensagem de gratidão para estes profissionais tão especiais para todos nós, acredito que conseguimos demonstrar o carinho que temos por eles”, declarou a monitora Raquel.
Laguna Carapã - Como forma de homenagear os profissionais da limpeza urbana, a biblioteca ofereceu um café da tarde à equipe de garis do município. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Alessandra Conrad. A monitora Marta realizou o momento do conto, intitulado “A pessoa que mais se destaca na equipe”. O livro era um grande espelho, no qual cada gari pode perceber que a pessoa mais destacada no trabalho era ela mesma. "Durante todos os anos que venho atuando nessa área nunca havia recebido uma homenagem assim. Agradeço de coração o que vocês pelo que fizeram hoje por nós", destacou o chefe da equipe de garis, Valdemar José dos Santos.