
A hipótese da volta às aulas presenciais está gerando o sentimento de pânico entre professores da rede pública. De acordo com a diretora da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, Delmeires de Moraes, não existe condições estruturais para se colocar em prática o Plano de Biossegurança exigido pela prefeitura. Segundo ela, faltariam servidores para tais funções.
Delmeires, que também é assessora de imprensa da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, diz que a entidade, juntamente com os 74 sindicatos da educação espalhados no Estado não concordam com o retorno das aulas presenciais enquanto não tiver vacina para todos. “Só na minha escola, com cerca de 1 mil alunos, haveria uma margem para contaminação de no mínimo mil famílias. Outro fato a ser levado em conta são as mutações do vírus o que coloca a humanidade em insegurança apesar das vacinas já produzidas. Sem contar as UTIs que estão com taxa de ocupação de 100%. Acreditamos que nesse momento a volta as aulas é sacrificar todas as ações que foram feitas durante o ano passado para proteger os alunos”, ressalta.
Para ela o retorno das aulas na rede particular é temerário. “Vimos recentemente, em Dourados, tentativas frustradas. Abriram mas tiveram que fechar em poucos dias devido a contaminação que estava se alastrando na escola”, reforça.
Delmeires disse que a Fetems tem feito campanhas nas redes sociais no sentido de tentar sensibilizar o poder público de que não é hora de voltar. “A nível de estado os profissionais da educação demonstraram ser contrários ao retorno das atividades presenciais enquanto não tiver imunização. Em Dourados a Prefeitura informou que o Comitê ainda está avaliando essa possibilidade. Esperamos que haja bom senso”, destaca.
Decreto
O Decreto Municipal (número 56) publicado no último dia 27 “estabelece medidas para autorização de aulas presenciais nos Estabelecimentos Privados de Educação Infantil, Berçário e Hotelzinho, Creches e similares; de Ensino fundamental, Médio e Superior, bem como da Rede Municipal de Ensino, no Município de Dourados.
Em Dourados, as aulas na Reme (Rede Municipal de Educação) estão previstas para começar no dia 1 de março. Os alunos podem ou não começar de forma presencial. No entanto, o ensino remoto também pode ser uma alternativa depois de uma avaliação da pandemia próximo ao início das aulas.
Entre as medidas que constam no decreto está a implantação de medidas de distanciamento físico de no mínimo 1,5 m em todos os espaços físicos do ambiente escolar, e organizado com uso de guias físicos, marcações no piso, faixas de contenção, marcação de mão única em corredores de modo a minimizar o tráfego frente a frente, de organizar os espaços físicos da escola.
As turmas também terão de ser reduzidas, de forma que seja possível aumentar os espaços entre as mesas e carteiras para um espaço mínimo de 1,5 m entre cada aluno. Diariamente será necessário aferir a temperatura corporal dos alunos, colaboradores e professores, antes da entrada nas instalações do curso, utilizando termômetros sem contato.
Dispensers com álcool em gel 70% ou outro produto, aprovado pela Anvisa, nas entradas, nas áreas de circulação e na frente das salas de aula, para higiene das mãos deverão ser instalados. Também será necessário adotar medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre professores, alunos e colaboradores e, entre esses e o público externo.
Para unidades escolares da Rede Municipal de Ensino não haverá necessidade da entrega de um Plano de Biossegurança, todavia, deverão fundamentar suas ações de retorno às aulas atendendo ao disposto no decreto, guardadas as devidas especificidades gerais e individuais de cada unidade.
Saiba mais
Suspensão das atividades
O decreto especifica que se houver um ou mais casos confirmados de Covid-19 em uma mesma sala, as instituições de ensino devem suspender imediatamente as atividades presenciais da turma pelo período de sete dias, podendo ser estendido até 10 dias ou mais, de acordo com os resultados do monitoramento de sintomas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Caixa Encantada'
Secretaria de Saúde arrecada mais de 1,3 mil brinquedos
05/12/2023 21:00

Cartórios
ALEMS faz intermediação para redução de custos de escrituras e 33% em fundos
05/12/2023 20:45

Memória
Há 40 anos, Juruna discursava para milhares de pessoas em Dourados
05/12/2023 13:15

Cotidiano
Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres aconteceu em Dourados
05/12/2023 11:00

Edital
Edital de Citação
05/12/2023 07:00