Dourados – MS domingo, 16 de março de 2025
26º
Assistência Social

Aula magna do Saberes SUAS trouxe para MS experiências vividas em Brumadinho (MG)

Christiane Nogueiradestacou os momentos difíceis vividos pela população após a tragédia

13 Mai 2022 - 13h30Por Leomar Alves Rosa, Sedhast*
O evento foi realizado ontem na  Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capita - Crédito: Monique AlvesO evento foi realizado ontem na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capita - Crédito: Monique Alves

Evento realizado na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital, trouxe para técnicos e gestores da assistência social de Mato Grosso do Sul, experiências vividas em Brumadinho (MG), após o desastre ambiental de janeiro de 2019. O evento, realizado ontem (12), contou com a mediação da titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

“É uma grande oportunidade que temos de ouvir novas experiências e aprendermos também. Esse evento do Ministério da Cidadania também reflete a confiança no trabalho desenvolvido no Estado, na área da política da assistência social. É uma satisfação estarmos dentre os estados que cumpriram as metas de capacitações acordadas com o Ministério. Sem dúvidas estamos no caminho certo, capacitando os servidores dos 79 municípios e assim melhorando ainda mais o atendimento de nossa população”, destacou a secretária Elisa.

Em sua palestra, Christiane Nogueira, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho (MG) destacou os momentos difíceis vividos pela população do município após a tragédia. Ela também pontuou sobre o grande número de pessoas em situação de rua na cidade após o evento, a rede de ajuda que se formou e também a rápida presença dos instrumentos de assistência social no episódio. Em vários momentos a secretária se emocionou ao relembrar o momento.

Professora sênior do departamento e do programa de pós-graduação em ciências ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Norma Valência, fez considerações sobre o preparo dos profissionais frente à situação social e econômica das pessoas que sofrem com desastres.

"No âmbito dessa iniciativa absolutamente oportuna do Saberes Suas, nós precisamos dar o nome central do problema que os profissionais, os técnicos, supervisores e gestores enfrentam, que é a necessidade de fortalecimento da dignidade, da cidadania no Brasil", disse a docente.

"A assistência social junto com a Defesa Civil, nesses eventos de calamidades, é a primeira que chega e a última que sai, a exemplo de Brumadinho e Mariana. Temos que fortalecer e qualificar nossos profissionais de forma constante", declarou o diretor do Departamento de Gestão do SUAS, Miguel Ângelo Oliveira. Segundo ele, o Saberes SUAS é uma oportunidade de aprimoramento do serviço, tanto para os profissionais quanto para o cidadão.

Também participaram da mesa de abertura da Aula Magna o secretário municipal de Assistência social de Campo Grande, José Mário Antunes, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Tatiana Silvestrini, e a coordenadora da Escola do SUAS “Mariluce Bittar”, Patrícia Noleto.

Saberes SUAS

O objetivo do Saberes SUAS é oferecer melhores condições teóricas e técnicas para a expansão da capacidade e do alcance da educação permanente na assistência social, qualificando os trabalhadores que atuam nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais desenvolvidos em unidades públicas e em entidades de assistência social.

*Com informações do Ministério da Cidadania

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto regulamenta uso de cordões identificadores de autismo
Direitos humanos

Projeto regulamenta uso de cordões identificadores de autismo

16/03/2025 06:20
Projeto regulamenta uso de cordões identificadores de autismo
Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo
Meio Ambiente

Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

15/03/2025 22:00
Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo
Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade
Meio Ambiente

Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade

15/03/2025 17:30
Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade
Ricardo Torraca assume Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
de Ponta Porã
Região

Ricardo Torraca assume Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ponta Porã

15/03/2025 15:30
Ricardo Torraca assume Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
de Ponta Porã
Forte Coimbra, símbolo de resistência e defesa do território nacional, será revitalizado
Turismo

Forte Coimbra, símbolo de resistência e defesa do território nacional, será revitalizado

15/03/2025 15:00
Forte Coimbra, símbolo de resistência e defesa do território nacional, será revitalizado
Últimas Notícias