Dourados – MS domingo, 05 de dezembro de 2021
Dourados
35º max
23º min
Cotidiano

Arquitetos douradenses assinam ambientes na Casa Cor MS

Maior e mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo acontece em Campo Grande até 14 de novembro; quatro arquitetos de Dourados assinam ambientes na casa

24 Out 2021 - 18h00Por Ana Paula Amaral, especial para O Progresso
Sala do Colecionador é assinada pela arquiteta Janaína Dias; rusticidade e sofisticação - Crédito: DivulgaçãoSala do Colecionador é assinada pela arquiteta Janaína Dias; rusticidade e sofisticação - Crédito: Divulgação

Quatro arquitetos douradenses estão participando da sexta edição da Casa Cor MS, mostra que reúne 50 profissionais sul-mato-grossenses na produção de 27 ambientes. Neste ano, a Casa Cor acontece em um casarão estilo mediterrâneo dos anos 70, situado na Rua Goiás, em um dos bairros mais charmosos de Campo Grande: o Jardim dos Estados. Sob o tema “Casa original”, os profissionais foram incentivados a valorizar as características humanas do morar, fazendo um retorno às origens e retomando os laços ancestrais sobre a existência. A mostra acontece até o dia 14 de novembro, com acesso do público das 16h às 22h.

A CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas. São 21 mostras em quase todos os Estados brasileiros e também no Paraguai, Bolívia e Peru. 

A proposta é ter um palco onde os arquitetos, designers e paisagistas possam mostrar o seu trabalho e trazer as tendências contemporâneas na arquitetura. Neste ano, a mostra sul-mato-grossense conta com a participação dos arquitetos douradenses Monad Clemente, Janaína Dias, Rodrigo Mecca e Douglas Raudi. 

A arquiteta holítica e paisagista Monad Clemente projetou um ambiente chamado Jardim Efêmero. O trabalho foi feito em parceria com a arquiteta Ana Cristina Campion e, segundo a autora, teve como principal proposta trazer um jardim holístico na entrada da Casa Cor, através de um arco feito com cipós da mata. “Neste jardim, a pessoa convida o espírito para que o ser de luz possa vivenciar a mostra. É como se, antes de entrar, o visitante deixasse a vida real do lado de fora e adentrasse para um lugar novo, de contemplação”, explica Monad Clemente. 

Segundo ela, o jardim estimula que o espaço seja vivenciado não somente com os olhso físicos, mas também através dos sentimentos, da energia e dos outros sentidos que não são aguçados em nosso dia-a-dia. “Quisemos trazer um olhar diferente para o paisagismo, não somente voltado para o plantio de plantas, mas sim uma intervenção na paisagem”, acrescenta.

Casa do Colecionador
Outro ambiente assinado por uma arquiteta douradense é a Sala do Colecionador, uma salada de jantar projetada com características marcantes como sofisticação e aconchego. Quem assina o ambiente é a arquiteta Janaína Dias, que destacou a utilização de elementos rústicos e sofisticados ao mesmo tempo. “Isso faz com que o ambiente fique muito charmoso. A proposta da Sala do Colecionador é que a pessoa utilize o ambiente para um vinho, aperitivos ou para conversar e trabalhar. É um ambiente muito versátil e multiuso”, destaca. 

A arquiteta destaca o uso das plantas, que trazem aconchego para dentro dos ambientes, além de pedras que remetem à rusticidade mas, ao lado de outros elementos, formam um cenário leve e chique. “Seguindo a proposta da Casa Cor, projetamos um ambiente onde a pessoa tem vontade de chegar e ficar”, acrescenta.

Sobre a Casa Cor MS
A Casa Cor MS já está aberta para visitação, das 16h às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos online. De acordo com a organização do evento, todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos.

Além dos dois ambientes já citados na reportagem, outros ambientes assinados por arquitetos douradenses são a Cozinha Copa Cerrado, de Douglas Raldi, e Bioma Urbano, de Rodrigo Mecca e Evelyn Gullini.

A diretora executiva da Mostra, Tatiana Ratier, ressalta que a iniciativa promove a cultura e o conceito de morar na contemporaneidade. “Nosso desafio desta vez foi apresentar uma casa inovadora sem perder sua originalidade e pertencimento histórico. Esse local tem muita história para contar, ou seja, lembranças que fazem parte da nossa cidade, ainda mais do Jardim dos Estados. Tenho certeza que um novo momento, a partir de agora, surge neste endereço”, acredita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acessibilidade é dignidade!
Artigo

Acessibilidade é dignidade!

04/12/2021 08:00
Acessibilidade é dignidade!
Editorial

Pagamento em dia

04/12/2021 07:00
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

03/12/2021 15:48
Edital de Proclamas
Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador
Dourados

Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador

03/12/2021 14:45
Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador
Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída
Dourados

Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída

03/12/2021 10:08
Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída
Últimas Notícias