O Dia Nacional das Comunicações é comemorado anualmente em 5 de maio.
A comunicação é essencial para o desenvolvimento das sociedades, assim como das suas particularidades culturais e históricas. Ao longo dos anos, os seres humanos sempre desenvolveram técnicas que permitissem a comunicação entre diferentes lugares.
Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a comunicação se consolidou como uma das chaves essenciais para o processo de globalização. As informações podem ser comunicadas para qualquer canto do mundo (e do espaço) de maneira rápida e fácil.
A escolha desta data para celebrar o Dia das Comunicações é uma homenagem ao nascimento de Marechal Rondon (5 de maio de 1865), considerado o Patrono das Comunicações no país, um dos principais responsáveis pela disseminação dos sistemas de comunicação no Brasil.
Por este motivo, o Dia Nacional das Comunicações também é conhecido como “Dia de Rondon”.
Esta data é uma homenagem ao Marechal Cândido da Silva Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, ficou imortalizado na história do Brasil como um importante militar e sertanista brasileiro.
Entre as principais obras de Marechal Rondon está a idealização do Parque Nacional do Xingu, assumindo o cargo de Diretor do Serviço de Proteção ao Indígena.
Outro trabalho de destaque o sertanista foi a expansão das comunicações no Brasil, principalmente através do sertão desconhecido. Marechal Rondon abriu estradas e levou o telégrafo aos cantos mais distantes do território.
Por este motivo, no dia 5 de maio também se comemora o Dia das Comunicações no Brasil, em homenagem ao nascimento de Marechal Rondo, personalidade que chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 1957.
Além de tudo isso, Marechal Rondon ainda foi uma figura de grande importância durante o movimento de proclamação da República brasileira, em 1889.