
O ano era 1951. O PROGRESSO renasce, em 21 de abril, desta vez em Dourados e na direção do advogado Weimar Gonçalves Torres. O jornal noticia um momento de grandes expectativas de desenvolvimento do município com a chegada de imigrantes vindos de todos os estados, após o período de recenseamento. A manchete não poderia ser diferente: “Vertiginosa! A Marcha de Dourados Para o Progresso”.
O número 1 “do recomeço”, notícia uma Dourados pronta para o futuro. “De uma terra inexpressiva e esquecida, passa Dourados a ser uma das regiões mais famosas da pátria. Gente de toda a parte se instala no município para explorar suas magníficas matas, mais de 2.400 pessoas chegaram depois do recenseamento.
Grandes vendas de terras, cinema, luz elétrica, linha de aviões diários loteamentos em massa, mais e mais casas de comércio, valorização acelerada dos imóveis, cafezais, produção imensa de algodão e cereais, instalação de grandes serrarias, um instantâneo poli fórmico de uma esplêndida realidade”, diz a manchete principal. O impresso também traz informações do dia a dia douradense, como a previsão de instalação da primeira emissora de rádio no município e a falta de energia elétrica.
O periódico também traz uma reflexão sobre a missão do Jornal O PROGRESSO a partir daquele momento, numa homenagem de Weimar Gonçalves Torres, ao pai, Rangel Torres. “Há muito tempo atrás, em cidade vizinha nossa, um jornal chamava- se como este, “O PROGRESSO”. A cidade florescente galgava, passo a passo, os degraus da civilização.
E, aquele jornal pequeno e despretensioso, registrou com serenidade e equilíbrio, testemunhou com fé e heroísmo os fatos mais assinalados de uma forma empolgante em demanda ao futuro e, em pinceladas fortes e vivas retratou a história de lutas inglórios e gloriosas das campanhas revolucionárias dos ideais e angústias de uma gente brava que através de anos e anos legaram a Mato Grosso e a Pátria uma formosa e alvissareira Ponta Porã.
Dirigiu esse jornal a mão firme de um homem que, em si outros predicados não ostentava, possuía os da bondade, da justiça e da perseverança. E o espírito dessas qualidades irradiava claramente em cada número daquele “O PROGRESSO”, como a lua se espelhando numa clara lagoa da campina. Bondoso, ele sabia dar acolhida e voz aos humildes para clamarem contra os opressores.
Justo, não lhe faltou jamais a palavra para enaltecer a virtude e verberar o erro. Perseverante, não descansou nunca em meio da jornada. Esse homem dorme para sempre. Morreu como viveu. Farol que se apagou após sessenta anos de trabalho, extinguiu-se a aclarado ainda com seus derradeiros lampejos os caminhos da bondade e da Justiça perseverante em sua fé e no seu destino até o último raio de luz. É com a emoção dessas lembranças que hoje, em Dourados, lanço a público este jornal. Se esta terra, como aquela marcha agora em passos largos para um futuro radiante, Deus permita que, neste milagre de revivência, “O PROGRESSO” de Dourados possa cumprir o seu destino como cumpriu O PROGRESSO de Ponta Porã. E possa eu em sua direção, ser bom, justo e perseverante como foi a figura inesquecível de meu pai”.
Com o lançamento do jornal em Dourados, surge o lema: “Pensamento e Ação por Uma Vida Melhor”, num desejo de Weimar Torres de que o jornal fosse um instrumento de luta por dias melhores. Em 14 de novembro de 1969, Dourados ficou de luto.
Morreu de acidente aéreo o diretor de O PROGRESSO e o primeiro deputado federal de Dourados, Weimar Gonçalves Torres. A família estava em Brasília. Os três filhos: June Angela, Blanche Maria e Weimar Júnior (que faleceu aos 14 anos, três anos após a morte do pai) e a esposa Adiles do Amaral Torres.
“Foi um momento de muita dor para a nossa família e também para o estado do então Mato Grosso. Como Weimar era apaixonado por essa terra, fizemos questão de que o corpo dele fosse enterrado em Dourados, no Cemitério Municipal”, relembra Adiles.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça
TJMS adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
07/12/2023 11:45

Loterias
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões nesta quinta-feira
07/12/2023 11:00

Dourados
Comércio abre no feriado da Padroeira, repartições públicas e bancos fecham em Dourados
07/12/2023 10:30

Cultura
Confira a programação do Dourados Brilha 2023
07/12/2023 08:15

Senado
Banheiro familiar e fraldário poderão ser obrigatórios em locais coletivos
07/12/2023 07:00