Dourados – MS segunda, 17 de dezembro de 2018
Fátima Frota

Quem foi Allan Kardec antes de codificar a Doutrina Espírita?

04 Out 2018 - 18h26

Denisard Hipolyte Leon  Rivail  foi pedagogo, professor e escritor de inúmeras obras antes de aceitar o desafio de codificar a Doutrina Espírita

Durante todos os tempos ocorreram fenômenos de comunicação entre Deus e a humanidade. A Bíblia é a comprovação do diálogo  chamando a atenção para algo que existia além da Terra, no céu invisível. O que a espiritualidade desejava elucidar aos homens? Foi aos 3 de outubro de 1804, às 19h, em Lyon (França) que nascia aquele que faria a decodificação das instruções do mundo espiritual:  Denisard Hipolyte Leon    Rivail  pedagogo, professor e escritor  adotou o pseudônimo de Allan Kardec ao publicar as obras espíritas codificadas por ele.

Antes de conhecer a história  vamos adentrar no mundo da pessoa e do profissional  Denisard Hipolyte Leon  Rivail, cujos pais foram Jean Baptiste – Antoine Rivail, magistrado, juiz e de Jeanne Duhamel. Homem de caráter e de virtudes dignas fez da  sua trajetória de estudo, trabalho e dedicação os fundamentos para a importante tarefa de trazer à Terra o significado científico, religioso e filosófico por traz das comunicações e da vida dos espíritos.

  Denisard  Rivail foi aluno de Pestallozzi cuja base de formação fundamentou toda a sua vida.   Formou-se  Bacharel em Letras e Ciências e  fez doutorado em Medicina.  Falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e conhecia também o holandês. Estudou o  magnetismo. O alto e belo moço possuía maneiras distintas, bondoso e bem humorado sempre entre íntimos. Casou-se com a gentil e graciosa  Amélie Gabrielle Boudet aos 06 de fevereiro de 1832.

Dedicou-se à propaganda do sistema educacional abraçada por Pestalozzi onde aprendeu as lições do mestre sobre a “natureza da criança”, o “papel da mãe e do professor-jardineiro”. Fundou o Instituto de Ensino Rivail em sociedade com seu tio, irmão de sua mãe, que mais tarde teve que vender sua parte devido a falência ocasionada pelo sócio que era dominado pelo jogo. Apesar do  Instituto ter falido  o professor Rivail não se desanimou e em conjunto com  Amélie Gabrielle  trabalhou na  contabilidade para três firmas e para isso recebia importante soma de dinheiro.

Outro turno começava à noite! Escrevia  gramáticas, aritméticas e  livros para estudos pedagógicos superiores.  Fazia também  a tradução de obras inglesas e alemãs e preparava todos os cursos que ele e o professor,  Levy-Alvarès, minstravam a alunos de ambos os sexos no subúrbio   de  Saint Germain. 

Em sua residência fundou um Liceu Polimático e de 1835 a 1850   organizou   cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada,  os quais eram muito frequentados.

Aos 20 anos de idade (1824) publicou seu primeiro livro: “Curso Prático de Aritmética, segundo o Método de Pestalozzi com modificações”.

Foi membro de inúmeras sociedades de sábios, especialmente da Academia Real d´Arras, onde  foi premiado, por concurso, em 1831, apresentando a sua magnífica memória: Qual o Sistema de estudo mais em Harmonia com as necessidades da época?

Escreveu inúmeras obras didáticas, só ou com o professor   Levy-Alvarès: Dentre elas destacam-se:

“Gramática normal dos exames”, ou soluções racionais de todas as perguntas sobre a gramática francesa, propostas nos exames de Sorbonne e em todas as Academias da França para obtenção de certificados e diplomas de habilitação e para a admissão ao funcionalismo público.

“Curso de cálculo de cabeça”, pelo método Pestalozzi (para uso das mães de família e dos professores, no ensino de crianças pequenas);

“Tratado de Aritmética” (3000 exercícios e problemas graduados). Único que contém o método adotado pelo comércio e pelos bancos para o cálculo de juros.

“Questionário gramatical, literário e filosófico”, em colaboração com Levy Alvarés;

“Manual dos exames para certificados de habilitação”;

“Catecismo gramatical da Língua Francesa”;

“Soluções racionais das perguntas e dos problemas de aritmética e de geometria usual” propostos nos exames do “Hôtel de Ville” e da Sorbonne;

“Solução dos exercícios e problemas do trabalho completo de aritmética”

Suas últimas obras pedagógicas foram:

“Ditados normais dos exames do “Hôtel de Ville” e da Sorbonne;

“Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas”.

Foi com a produção dessas e outras obras  que Rivail tornou-se um homem de grande instrução. Nada era desconhecido para ele.  Sua curiosidade baseava-se em sólido método de pesquisas. Com a  venda das suas obra em larga escala, e a assiduidade de seu trabalho,  Denisard Rivail pode alcançar uma singela abastança. Tinha um nome conhecido e acatado, seus trabalhos merecidamente louvados, muito antes de ele imortalizar o nome de Allan Kardec.

Sua missão, o chamava para uma tarefa mais dispendiosa, a uma obra mais magnífica.

Foi em 1854 que o professor Rivail ouviu do magnetizador Fortier pela primeira vez sobre as mesas girantes: “Eis o que é bem mais extraordinário: não apenas se faz girar uma mesa, como também se consegue fazê-la falar. Pergunta-se, e ela responde”.

De imediato Rivail respondeu: - Quanto a isso, é outra coisa: eu crerei quando vir e, quando conseguirem provar-me que uma mesa dispõe de cérebro para pensar, nervos para sentir, e que pode tornar sonâmbula, até que isso se dê, dê-me permissão de enxergar nisso senão uma fábula para provocar o sono.

Foi com este espírito   de reto juízo e de observação metódica que Rivail agiu de forma preventiva junto aos fenômenos e exigindo provas para acreditar. Desta forma, foi no período de 1854 a 1856 que um novo horizonte se descortina para esse pensador e Rivail cede lugar ao nome de Allan Kardec.

Fonte: Livro – O Principiante Espírita e site http://www.autoresespiritasclassicos.com

Fátima Frota – Presidente da Associação de Jornalistas e Divulgadores da Doutrina Espírita

Deixe seu Comentário

Leia Também

Intenção de consumo das famílias atinge maior nível em 3 anos, diz CNC
Economia

Intenção de consumo das famílias atinge maior nível em 3 anos, diz CNC

14/12/2018 16:31
Intenção de consumo das famílias atinge maior nível em 3 anos, diz CNC
Primeiro submarino brasileiro com tecnologia francesa é lançado
Submarino

Primeiro submarino brasileiro com tecnologia francesa é lançado

14/12/2018 15:00
Primeiro submarino brasileiro com tecnologia francesa é lançado
Família real britânica divulga fotos oficiais do Natal
Natal

Família real britânica divulga fotos oficiais do Natal

14/12/2018 14:45
Família real britânica divulga fotos oficiais do Natal
Matrículas da Reme seguem até 13 de janeiro e podem ser feitas pela internet
Educação

Matrículas da Reme seguem até 13 de janeiro e podem ser feitas pela internet

14/12/2018 14:13
Matrículas da Reme seguem até 13 de janeiro e podem ser feitas pela internet
Delia assina decreto criando o Poupatempo em Dourados
Dourados

Delia assina decreto criando o Poupatempo em Dourados

14/12/2018 13:30
Delia assina decreto criando o Poupatempo em Dourados
Últimas Notícias