Ouvi isso de um professor de gestão estratégica que tive a honra de conhecer pelo MBA de Gestão Empresarial da FGV que estou cursando, Alexander Baer.
Essa frase me marcou muito porque eu me identifiquei com ela. Eu sou essa profissional excelente e desconhecida, ainda. Mas a culpa é totalmente minha. Se eu sou desconhecida é porque eu não me comunico da melhor forma, mesmo trabalhando com comunicação. Contraditório? Sim, mas é uma dificuldade pessoal que eu estou trabalhando para superar.
Conheci arquitetos que moravam em casas que mais pareciam uma república de estudantes, estilistas que se vestiam de "qualquer jeito", e todos eram excelentes profissionais. Isso me deu um certo alívio no momento, pensando que eu também poderia me esconder atrás da minha timidez e continuar sendo muito boa no meu trabalho. Mas quando conheci pessoas que trabalham com a mesma coisa que eu – marketing e comunicação – e eram excelentes oradores, palestravam com a maior naturalidade e estavam deslanchando na carreira, eu percebi que não funcionaria ficar quietinha e só trabalhar a propaganda para atingir meu público. Por esta razão, a cada dia, eu tento me superar um pouco. E procurar ajuda funciona bastante.
O que eu quero dizer, é que para se tornar conhecido no mercado você precisa expor seu trabalho para o mundo, mesmo que seja uma dificuldade pra você. Não existe ninguém que entenda melhor sua marca do que você mesmo, e é muito necessário que você encontre meios de comunicá-la para seu público.
Sua comunicação não precisa ser necessariamente você falando da marca e dos seus produtos nos stories do instagram. É preciso impactar seu público nos lugares onde ele frequenta, online e offline. Quando você descobre por onde seu possível cliente "anda", divulgar nesses locais gera um ótimo retorno.
E para impactar, é preciso ser claro e assertivo: ter um discurso objetivo e compreensível, alinhado a uma imagem gráfica expressiva e, sempre que possível, buscar parcerias que acreditem no que você oferece para que eles também falem de você (seus clientes são seus maiores disseminadores quando realmente satisfeitos).
O sucesso é logo ali, continue persistindo e busque ajuda sempre que sentir necessidade. Pedir ajuda nunca foi sinônimo de fraqueza mas de humildade, coragem e busca por superação. E o que é o sucesso senão superação e reconhecimento?
@louisehtorres