Empresas de todos os tamanhos e segmentos têm apostado cada vez mais no branding – trabalham os conceitos da marca e os aplicam em uma identidade visual forte para passar uma mensagem clara ao seu público –, mas elas começaram a perceber que o local de trabalho, também, deve refletir essa identidade, tanto para a integração dos funcionários quanto para a experiência dos clientes, investidores e parceiros que frequentam o escritório ou a loja.
O branding na arquitetura é fundamental na hora de criar a conexão entre o espaço corporativo/comercial e a personalidade da marca: o resultado é uma imersão sensorial em seu conceito e propósito, representados fielmente dentro de um espaço físico.
Para expressar a autenticidade da marca através do projeto de arquitetura, o arquiteto ou designer de interiores deve ser um excelente tradutor, não só visual, mas sinestésico, que saiba aplicar texturas, cores e formas, para uma experiência sensorial completa.
Dicas de como reforçar a imagem corporativa através da arquitetura:
• Destacar as cores da empresa.
Esse é o princípio mais básico do branding na arquitetura: o escritório ou espaço comercial deve utilizar as cores institucionais, em locais estratégicos, para evidenciar a marca.
• Reafirmar o propósito da empresa.
Vale recorrer à palavras soltas ou mensagens curtas em adesivos na parede, quadros, etc.
• Criar identificação com a cultura empresarial.
Essa é uma tendência de branding muito fácil de perceber em empresas de tecnologia, com um design mais "descolado", mas esse conceito pode ser aplicado em qualquer escritório ou loja: o arquiteto ou designer de interiores precisa entender qual é a cultura da empresa e transferi-la para o espaço, tornando-o confortável e receptivo tanto para os profissionais quanto para os clientes.
Incorporar o branding no projeto de arquitetura é uma estratégia de diferenciação bastante valorizada no mercado. O espaço corporativo ou comercial pode se tornar um atrativo, além de uma eficaz ferramenta de marketing, mas é preciso levar em conta que, acima de tudo, é um ambiente de trabalho e os profissionais precisam de equilíbrio. A atmosfera do local não pode ser nem muito descontraída, pois as pessoas precisam se concentrar para trabalhar, nem muito séria, metódica; afinal, estamos em pleno século XXI e já é sabido que esse tipo de ambiente, austero, impacta negativamente no desempenho dos funcionários.
Algumas empresas que levam o branding na arquitetura muito a sério:
Escritório OLX, São Paulo.
Escritório AirBnb, São Franscisco, EUA
Escritório Microsoft, Milão, Itália
Se você se interessou e quer saber mais, comenta aqui, compartilhe para que outras pessoas também tenham acesso a este conteúdo e siga esta colunista no instagram: @louisehtorres