Presidente Global de Operações, Gilberto Tomazoni, prefeito de Itaporã Wallas Milfont, presidente da JBS Joanita Karoleski e governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja. - Crédito: Foto: Divulgação
O prefeito de Itaporã, Wallas Milfont, esteve no espaço de eventos do Sindicato Rural de Dourados, terça-feira (1), para prestigiar o anuncio do plano de investimentos da multinacional brasileira JBS Foods para os municípios de Itaporã, Dourados, Sidrolândia e Caarapó. A solenidade contou com a presença do presidente Global de Operações Gilberto Tomazoni, da presidente da JBS Joanita Karoleski, do governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, além de outras autoridades do Estado.
Em Itaporã, a JBS adquiriu antigo frigorífico do município para transformá-lo na maior planta industrial de perus da América Latina. O grupo pretende montar um frigorífico com capacidade para abater 30 mil perus por dia, número aproximado de 450 toneladas diárias do produto. O projeto de investimento prevê a revitalização e modernização da fábrica localizada na MS-270, além da construção de indústria de ração, incubatório, granjas, galpões e outras estruturas.
Os trabalhos iniciam no campo a partir de 2016, já que as aves levam cerca de um ano para completarem o ciclo do abate, com início previsto para as atividades da indústria em 2018.
A produção será distribuída para o mundo todo. As operações estão previstas para começar em 2018, com o aporte de R$ 490 milhões. A estimativa da empresa é gerar 1.450 empregos diretos em Itaporã e 4.500 indiretos.
“Resolvemos investir no Estado porque acreditamos na potencialidade e sabemos da competitividade existente aqui. Pelo fato de existir um ambiente propício para ampliarmos a nossa indústria e também diante da vontade do governo, do município e da sociedade de estarmos nessa região. Sabemos da importância social que a JBS tem no Mato Grosso do Sul”, contou o executivo da empresa, Gilberto Tomazoni.
Durante seu discurso, o governador de MS Reinaldo Azambuja afirmou que o Estado trabalha com a visão voltada para as oportunidades que uma crise pode oferecer estando sempre pronto a auxiliar as empresas que tiverem interesse em juntar forças para vencer os gargalos de seu setor e trazer desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul. “No momento delicado que atravessamos falar em investimentos que sugerem ainda novos postos de trabalho, mais capital girando nos municípios e consequentemente ampliação na arrecadação, nos motiva muito”, destacou.
O prefeito Wallas Milfont recebeu com muita satisfação a informação. “A instalação de uma unidade da JBS em Itaporã vai contribuir para geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento da econômica local e regional. Não é emprego apenas na unidade de processamento, mas lá na propriedade rural, nas granjas, no trabalho de produção”, disse o prefeito de Itaporã Wallas.