Vigilância em Saúde ministra palestra sobre dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus para alunos da Escola Estadual “Manoel da Costa Lima”, de Bataguassu. - Crédito: Foto: Divulgação
Utilizando a informação como importante ferramenta para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o setor de Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde esteve na última quinta-feira (3) no período da manhã e da tarde, ministrando palestras sobre o vetor da dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus para alunos da Escola Estadual "Manoel da Costa Lima", em Bataguassu.Segundo a coordenadora do setor, Paula Romão Dias, a atividade foi desenvolvida a pedido da própria direção da unidade escolar e visou solicitar que cada membro da comunidade de uma forma geral haja como um agente de combate ao mosquito. "A ideia principal além de orientar é que qualquer aluno exerça o papel de um Agente de Endemias ou mesmo de Agente de Saúde para disseminar as informações sobre o mosquito e repassar as orientações aos familiares, amigos", disse ela.
No encontro, foi explicado aos cerca de 400 alunos entre Ensino Médio e Ensino Fundamental presentes na atividade (em ambos os períodos) como o vetor Aedes Aegypti chegou ao País, sua forma de reprodução e explicado sobre o plano piloto ao qual Bataguassu está inserido junto com outros municípios além das ações rotineiras em combate ao mosquito desenvolvidas no município e no Estado de Mato Grosso do Sul. "Estamos realmente em guerra contra o mosquito e por isso, solicitamos o apoio de todos", declarou ela. A atividade foi oferecida também aos alunos do período noturno na mesma data.
Conforme os dados, o município até o momento já registra 68 notificações de pacientes com suspeitas da doença.
Paula observa que além do trabalho de conscientização através de palestras, os mutirões de limpeza em combate à dengue seguem em andamento. A próxima ação realizada pelo município será no Distrito de Nova Porto XV, com data a ser definida.
Ao final, a diretora da unidade, Janete Aparecida Coelho, agradeceu a presença da equipe da Vigilância em Saúde pela realização da palestra.