
Sediadas no complexo localizado na Avenida Senador Filinto Müller, em Campo Grande, as unidades são responsáveis por exames que vão de necropsias à emissão da carteira de identidade, perícias em locais de crimes e objetos apreendidos, veículos, materiais genéticos, confrontos balísticos. Bem como, emissão de todos os laudos que subsidiam os inquéritos policiais e processos judiciais.
Entre os objetivos da visita estão soluções para melhorar as estruturas, condições de trabalho dos servidores e principalmente os serviços prestados à sociedade. De acordo com o secretário de segurança, já está em andamento na Sejusp projetos para a construção de um prédio novo para abrigar alguns dos institutos, bem como para a reforma da atual estrutura. "Queremos propiciar meios para melhorar as estruturas, condições de trabalho e principalmente para prestarmos bons serviços à população", destacou José Carlos Barbosa.
Durante a vistoria aconteceu também uma reunião com os diretores dos institutos, onde o secretário de Segurança garantiu resolver os problemas da Coordenadoria Geral de Perícias e cobrou celeridade na realização dos exames periciais e necroscópicos. "Nós vamos solucionar os problemas estruturais, tenham certeza, mas precisamos de celeridade em todas as perícias", cobrou.
O adjunto Antônio Carlos Videira lembrou que a Sejusp negocia a aquisição de um aparelho de raio-X, com revelador que será destinado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Campo Grande. "Isso vai acelerar não apenas as necropsias, como também os exames de corpo de delito em vítimas de violência", garantiu .
O superintendente de Projetos e Ações de Segurança da Sejusp frisou que as melhorias estão sendo feitas em todas as unidades da perícia do Estado. Segundo o coronel Garcia, em Naviraí a Unidade Regional de Perícias (URPI) ganhou uma nova sede, em Dourados entrou em funcionamento o Núcleo Regional de Análises Laboratoriais Forenses, que deve realizar até mil exames em drogas por ano e ainda este mês os exames começam a ser feitos também em Ponta Porã e Corumbá, com a ativação dos núcleos de perícias dos municípios.
A visita foi acompanhada ainda do arquiteto da Sejusp, Fábio Alex Correa que levantou as demandas, necessidades e os problemas estruturais existentes nas unidades da Coordenadoria Geral de Perícias, para elaborar projetos de reforma, ampliação e construção, se for o caso. "Vejo necessidade da construção de um local para acondicionamento de documentos, ou, terceirização deste serviço de arquivo, para que espaços sejam liberados para os servidores e o Fábio vai trabalhar em cima disso", disse o secretário de Segurança.
Acompanharam a vistoria e participaram da reunião o diretor do IMOL, médico legista Marco Antônio Araújo de Mello, a diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), perita criminal Josemirtes Fonseca da Silva, o diretor do Instituto de Identificação, perito papiloscopista Rubens Cyles Pereira, o diretor do Instituto de Criminalística, perito criminal Eduardo Carvalho de Almeida, a diretora do Departamento de Apoio às Unidades Regionais de Perícia, perita papiloscopista Raffaela Oliveira Silva e a diretora do Departamento de Apoio Operacional, agente de polícia científica Ana Cristina Buranello.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bodoquena
Prefeitura de Bodoquena abre processo seletivo com salários de até R$ 3.686,38
02/03/2021 15:30

CIEE
Caixa abre vagas de estágio de níveis médio, técnico e superior
02/03/2021 15:00

Dourados
Mulher é flagrada carregando TV e vai presa
02/03/2021 14:00

Dourados
Jovem é detido pela Força Tática após furtar loja na Monte Alegre
02/03/2021 13:30

Clima
Março terá acumulados de chuva e calor acima da média em Mato Grosso do Sul
01/03/2021 10:07