Participaram da reunião representantes dos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, e Santa Rita do Pardo.
A abertura da reunião contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, Fábio Selhorst, que faz parte do Conselho Diretor do Território da Cidadania, Sidney Olegário Marques, presidente do Consad Vale do Ivinhema, e Emílson Fernandes, articulador territorial do Vale do Ivinhema.
De acordo com Emílson Fernandes, as reuniões do colegiado do Território da Cidadania Vale do Ivinhema são realizadas frequentemente, sendo esta a primeira reunião de 2011, visando discutir basicamente a Agricultura Familiar e articular ações para este ano. A meta, segundo Fernandes, é programar as atividades que serão desenvolvidas neste primeiro semestre, para que os municípios possam trabalhar de forma articulada.
Sidney Olegário afirmou aos presentes durante a abertura que Consad e o Território da Cidadania tem como meta principal beneficiar o setor produtivo, buscando recursos para o desenvolvimento de projetos. “Estamos avançando cada vez mais e somando conquistas em todos os municípios que fazem parte deste território”, expôs.
O secretário Fábio Selhorst recepcionou os presentes, agradecendo a presença de todos à reunião realizada em Nova Andradina. Fábio afirmou que o prefeito Gilberto Garcia tem uma determinação muito grande de apoiar os produtores rurais, principalmente os que trabalham no regime de Agricultura Familiar, fortalecendo o setor e a economia do município de Nova Andradina. “Os assuntos abordados nesta reunião nos nortearão neste primeiro semestre, programando nossas principais ações”, declara.
Um dos assuntos que serão discutidos nesta primeira reunião é o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006, que é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos Municípios, Estados, através de adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional, por isto, a importância de se implantar o sistema no Território Vale do Ivinhema.
De acordo com Emílson Fernandes, o Suasa está prestes a ser implantado, já que os prefeitos dos 10 municípios já assinaram o protocolo de intenções, faltando apenas alguns detalhes técnicos para que os produtores possam ser certificados pelo Suasa e passar a vender seus produtos em todo território nacional.
O Território da Cidadania foi implantado em 2009 na região do Vale do Ivinhema, somando conquistas para fortalecer a agricultura familiar, como por exemplo, a implantação da miniusina de pasteurização de leite no Assentamento Santa Olga, em Nova Andradina, entre outros benefícios conquistados nos 10 municípios participantes.