Fórum do município de Glória de Dourados inaugurou instalações no último dia 19. - Crédito: Foto: Divulgação
Mais uma ação do Poder Judiciário de MS na melhoria de suas instalações foi concretizada sexta-feira (19). Desta vez, a comarca de Glória de Dourados recebeu uma ampla reforma, que beneficiará magistrados e servidores, além dos demais operadores do Direto e, principalmente, os jurisdicionados. Orçada em R$193.000,00, foram reformados 497 m² reformados, no total. “A reforma vai trazer melhoria ao trabalho, garantindo uma prestação jurisdicional mas célere e eficiente”, é o que disse o presidente do TJMS, Des. João Maria Lós.
Com uma população estimada em 9.992 (IBGE/2015), Glória de Dourados tem cerca de 2.500 processos em andamento atualmente. No ano de 2015 foram distribuídos na comarca 1.689 ações. A comarca é de Primeira Entrância, fazendo parte da Segunda Circunscrição, de Dourados.
Para o juiz diretor do Foro de Glória de Dourados, Juliano Duailibi Baungart, o prédio do fórum possuía boa estrutura, mas a reforma garantiu a qualidade no trabalho adequando e ampliando as instalações.
Já o Des. Marcelo Câmara Rassalan, que atuou como advogado na comarca e, também, tem família em Glória de Dourados, contou como foi esta evolução do Judiciário local. A obra de acordo com a Secretaria de Obras do TJMS, responsável pelo projeto, a reforma foi ampla, privilegiando a qualidade e a economia. Houve readequação do layout do prédio, revisão do portão de acesso ao estacionamento privativo, com troca do motor e, ainda, foi construída uma proteção ligando o estacionamento coberto ao gabinete.
Na obra, também foram adaptados os banheiros para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, além da criação de sala para oficiais de justiça, pintura geral, troca de luminárias, substituição dos aparelhos de ar-condicionado por novos, do modelo Split – mais econômicos – e, ainda, foi feito o plantio de grama nova nos locais onde estava danificada ou não existia. A porta principal de acesso foi trocada por uma nova porta de blindex. A parte hidráulica foi toda revisada, sendo trocadas louças e todas as portas internas. No entorno do prédio foram construídas calçadas com piso tátil e rampas, facilitando o acesso à edificação.
A solenidade contou com a participação do presidente do TJ des. João Maria Lós, do corregedor-geral de justiça, Julizar Barbosa Trindade, do Des. Marcelo Câmara Rassalan e de demais autoridades jurídicas, legislativas e do executivo local, além de juízes auxiliares da presidência do TJMS, do juiz da comarca de Fátima do Sul entre outros.