Dourados – MS quinta, 13 de maio de 2021
Dourados
26º max
14º min
ONU

Projeto de fortalecimento de profissionais da área da enfermagem obstétrica e obstetrícia

15 Abr 2021 - 11h15Por ONU
Projeto de fortalecimento de profissionais da área da enfermagem obstétrica e obstetrícia - Crédito: Divulgação - ONU Crédito: Divulgação - ONU

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com a Johnson & Johnson lança oficialmente, nesta sexta-feira (16), o Projeto Enlace, que visa reconhecer e fortalecer a atuação de obstetrizes, enfermeiras e enfermeiros obstétricos no Brasil.

O lançamento do projeto vai acontecer no dia 16, às 11h, durante o evento online promovido pelo UNFPA, em parceria com a Johnson & Johnson, para debater sobre o papel da enfermagem obstétrica na saúde sexual e reprodutiva de mulheres. O bate-papo contará com a participação de profissionais da área e celebrará o Dia da Enfermagem Obstétrica, comemorado em 12 de abril.

O projeto Enlace prevê ações como curso de qualificação em direitos humanos para profissionais da área da enfermagem obstétrica e obstetrícia, e uma jornada formativa sobre advocacy e diálogo político, atuando em rede na defesa da saúde das mulheres e das contribuições dessas e desses trabalhadores. 

A previsão é capacitar 350 profissionais e estudantes de pós-graduação, promover a capacitação em advocacy para ao menos 50 lideranças, além de fortalecer o trabalho em rede, articulando organizações e movimentos que atuam nos temas de saúde das mulheres e direitos reprodutivos.

O projeto também prevê ações de comunicação e relações públicas, que visam promover o conhecimento e sensibilizar sobre a importância de fortalecer e reconhecer as contribuições dessas(es) profissionais no sistema de saúde.

A Johnson & Johnson, que já é parceira global do UNFPA, está investindo aproximadamente 1,1 milhão de reais na iniciativa. A empresa também fez parte do desenho do projeto e acompanhará todas as atividades, que serão implementadas pelo Fundo de População das Nações Unidas no Brasil e pelas parceiras Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ).

Evento online sobre o papel da enfermagem obstétrica na saúde sexual e reprodutiva de mulheres

Estarão presentes no evento a oficial para Saúde Sexual e Reprodutiva do UNFPA, Anna Cunha; a líder na América Latina para Impacto Comunitário da Johnson e Johnson, Regiane Soccol; a enfermeira obstétrica Ana Paula Vallerini, responsável técnica de enfermagem e gestora do Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte; a enfermeira obstétrica da Maternidade do Buenos Aires e da Estratégia Saúde da Família em Teresina, Tatiana Melo Guimarães; e o enfermeiro obstétrico do UNFPA em Roraima, Leandro Morais. A roda de conversa será mediada pela jornalista Emília Bizzotto. 

O encontro será a primeira ação do Projeto Enlace e vai colocar em pauta os avanços e desafios da enfermagem obstétrica na promoção da saúde reprodutiva das mulheres, destacando a relevância das(os) profissionais e as oportunidades de fortalecimento dessa área.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima

Vento sul contribui para mais um dia de temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul

13/05/2021 07:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Dourados

Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados

12/05/2021 09:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Educação

UEMS abre inscrições para mestrado em Educação Científica e Matemática

12/05/2021 08:00
Clima

Frente fria avança pelo Sul do Brasil e traz novo alívio para o calor sul-mato-grossense

12/05/2021 07:00
Cidades

Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora

11/05/2021 17:00
Últimas Notícias