O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, mandou publicar na tarde desta segunda-feira (14), um novo decreto municipal que sobrepõe as regras do decreto estadual que colocava a capital com grau extremo de risco de Covid-19. Com isso, o comércio funciona normalmente.
Segundo o novo documento, assinado pelo prefeito, "as atividades e serviços, quanto ao seu funcionamento, devem adotar os regramentos decorrentes da classificação de bandeira vermelha" do Programa Prosseguir.
Campo Grande e 42 cidades foram classificadas como bandeira cinza, de grau extremo de contágio do vírus. Pelo Prosseguir, programa do Governo do Estado, esses municípios só devrm adotar medidas rígidas, com funcionamento apenas de segmentos considerados essenciais.
Ainda de acordo com o novo decreto, a decisão considerou "a competência constitucional municipal para a defesa da saúde pública voltada ao interesse coletivo local", o "aumento do número de leitos de UTI Covid, que era de 116 e hoje são em 352", e "que os indicadores demonstraram melhora na semana epidemiológica na capital na última semana, e em contrassenso houve classificação rebaixada para a de bandeira cinza".