Dourados – MS domingo, 09 de maio de 2021
Dourados
29º max
16º min
Cidades

Prefeito Caravina viabiliza aquisição de aparelho para Teste da Orelhinha

26 Out 2015 - 07h00
Em Bataguassu, os exames estão sendo oferecidos às sextas-feiras, na ESF Central, das 7 às 11h. - Crédito: Foto: AssessoriaEm Bataguassu, os exames estão sendo oferecidos às sextas-feiras, na ESF Central, das 7 às 11h. - Crédito: Foto: Assessoria
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu recentemente um equipamento de emissões otoacústicas destinado à realização da triagem em recém-nascidos, o chamado “Teste da Orelhinha”.


Segundo a secretária de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o município até então não oferecia o serviço as crianças de forma gratuita. “Os pais que quisessem realizar o teste teriam que fazê-lo de forma particular na Santa Casa local. Agora com a aquisição deste aparelho vamos oferecer também o exame que detecta eventuais problemas de audição nos recém-nascidos”, explicou a secretária, que acrescentou dizendo que o aparelho foi viabilizado a partir da sobra de recursos destinados ao município pelo Governo do Estado durante a realização da Caravana da Saúde. “Para a aquisição do aparelho, foram utilizados recursos na ordem de R$ 17.500 mil”, disse a secretária.


Participaram da entrega do aparelho o prefeito da cidade Pedro Arlei Caravina, a secretária Maria Angélica e a fonoaudióloga Silvia Letícia Barbosa, que é a responsável pela realização dos exames na rede pública de saúde.


Silvia explica que o teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame que detecta se o recém-nascido tem problemas de audição. Ela explica que após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. “Por isso, recomenda-se que teste seja feito ainda nos primeiros dias de vida ou o mais tardar até os seis meses do bebê. O teste da orelhinha é rápido, indolor”.


A fonoaudióloga esclarece que após a realização do teste, caso seja detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico mais especializado feito em Campo Grande, onde serão realizadas uma avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Ela ainda pontua que uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação e terapia fonoaudiológica.


Em Bataguassu, os exames estão sendo oferecidos na ESF Central, todas às sextas-feiras, das 7 às 11 horas. O próprio pediatra após o nascimento da criança já realiza o encaminhamento do menor para o referido atendimento e cabe aos pais, levá-los para a realização do teste.


Desde o início da operacionalização do aparelho, a cerca de três semanas, em média, 10 testes estão sendo realizados semanalmente no município de forma gratuita.


Segundo o prefeito a compra do aparelho é uma grande conquista para a saúde fazendo a diferença no futuro delas. “Com essa aquisição, vamos melhorar os serviços no nosso município e oferecer uma saúde preventiva de qualidade para nossa população. O aparelho está à disposição e salientamos que os pais levem as crianças recém-nascidas para realizar o exame, que agora é oferecido de forma gratuita”, finalizou o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

De folga, Cabo da PM salva criança que desfalecia engasgada em Dourados
Dourados

De folga, Cabo da PM salva criança que desfalecia engasgada em Dourados

09/05/2021 10:00
De folga, Cabo da PM salva criança que desfalecia engasgada em Dourados
Viatura da PRF bate contra carreta e policiais têm ferimentos leves
Polícia

Viatura da PRF bate contra carreta e policiais têm ferimentos leves

09/05/2021 09:00
Viatura da PRF bate contra carreta e policiais têm ferimentos leves
Saúde

Mais de 17% das vítimas do coronavírus em MS não tinham comorbidades

09/05/2021 08:00
Adoção: ‘Gestação’ é mais longa para as mães do coração
Dia das Mães

Adoção: ‘Gestação’ é mais longa para as mães do coração

08/05/2021 09:49
Adoção: ‘Gestação’ é mais longa para as mães do coração
MS

Apreensões recordes de drogas e redução de crimes é resultado dos investimentos do governo em segurança

08/05/2021 08:30
Últimas Notícias