Uma ponte, na MS-345, entre Anastácio e Bonito (MS), se tornou uma verdadeira gangorra. Vídeos publicados nas redes sociais mostram dois caminhões sobre a edificação e a ponte se elevando cerca de 30 centímetros do nível normal da pista.
Motoristas temem prejuízos, como afirmam nos relatos nas redes sociais. “A gente que é daqui sabe o que acontece. Olha o resultado: os quatro pneus estourados devido à pancada que deu porque ele vinha atrás de uma carreta, sem saber. A batida foi tão forte que até os airbags dispararam”, narra um motorista.
O engenheiro civil João Pedro de Figueiredo explicou que a parte que aparece subindo no vídeo é chamada de junta de dilatação. A peça serve para a ponte se movimentar, milimetricamente, para evitar acúmulo de tensão na estrutura.
Em nota, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) afirmou ter enviado uma equipe ao local. Os técnicos iniciaram ações de limpeza das margens, reparos e o reforço da sinalização, com sonorizadores, placas e taxas refletivas.
Além das placas que indicam limite de velocidade, de 30 km/h, e peso de 40 toneladas, as equipes iniciaram a construção de quebra-molas, com uma distância de 50 metros da ponte, com intuito de evitar acidentes ou eventuais danos a veículos trafegam pela rodovia.