
######Higiene
#PETI de Itaporã ganha ação contra pediculose
ITAPORÃ - Todos os pólos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –PETI de Itaporã, estarão recebendo uma importante ação voltada para a higienização e saúde, tendo como alvo principal o combate à pediculose (infestação de piolhos).
O trabalho de imunização e orientação esta sendo feito pela farmacêutica Fabiana Vicente de Paula, juntamente com a equipe de monitores que atendem o programa Peti.
A idealização desta ação partiu da primeira dama e gestora social Lurdinha Pacco, que com prévio consentimento dos pais deu inicio à ação nesta quarta feira (2) no Peti da Vila União na periferia da cidade. Vale lembrar que os monitores já vem fazendo um trabalho de conscientização sobre higiene, e segundo Lurdinha, ele será intensificado, sobretudo, outras ações surgirão como escovação, higiene pessoal, e noções preventivas para serem difundidas tanto na escola como para os pais.
Quanto a este trabalho especificamente, os monitores estão preparados para os procedimentos como: Examinar a cabeça das crianças duas vezes por semana, usar a loção permetrina apenas quando necessário, observando as indicações do fabricante, e o mais importante, Incluir toda a família no exame do couro cabeludo.
Segundo a farmacêutica Fabiana de Paula, graças às condições de higiene mais favoráveis que a vida moderna nos propiciou, grandes surtos de doenças cujos piolhos são vetores não foram mais registrados. Entretanto, estes insetos continuam causando grande incômodo àqueles que estão infestados, sendo as crianças de idade escolar as principais vítimas.
Além disso, devido à grande coceira que proporcionam as unhas sujas e feridas causadas ao friccionar as regiões acometidas, podem ser porta de entrada de bactérias, fungos e outros micro-organismos propiciando infecções.
Considerando tais aspectos, o constrangimento que a pediculose pode causar e a grande transmissibilidade do piolho em escolas, principalmente nas séries iniciais; pode ser interessante que os educadores passem para pais e alunos, orientações sobre a transmissão e combate a este inseto. Recursos como imagens, informações científicas, desmistificação de informações como “piolho só habita cabeças sujas”, dentre outras estratégias poderão ser abordadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

chuvas
Rio Miranda em Bonito atinge nível de emergência e deixa Defesa Civil em alerta
18/01/2021 16:45

política
Governo anuncia pavimentação da MS-166 e amplia logística da produção
18/01/2021 14:05

Cidades
CNH vencida em janeiro do ano passado, precisa ser renovada até este mês
16/01/2021 14:30

Clima
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
16/01/2021 10:39

Covid-19
Primeiro Prosseguir do ano aponta 2 municípios em grau extremo e 34 em alto risco
14/01/2021 15:55