
Um caso de coronavírus está sendo invetigado em Ponta Porã. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, o Lacen (Laboratório Central) está responsável pelo exame que pode comprovar o diagnóstico.
O paciente é um homem com 24 anos de idade, brasileiro, com histórico de viagem de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim, na China, na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. Desembarcou no aeroporto de Guarulhos e veio de carro até o município de Ponta Porã.
O jovem foi atendido no hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta. Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela Secretaria e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente, que já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves, está sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios.
Se os exames acusarem a doença, este será o segundo caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. Hoje pela manhã foi confirmado o primeiro caso no país. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).
Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
Descubra as rotas turísticas mais fascinantes do Mato Grosso do Sul
27/01/2025 16:06

Campo Grande
Com plantão em shopping, vacinação segue neste sábado (11)
11/01/2025 08:30

Desenvolvimento
MS Ativo fortalece municípios: governador em exercício entrega pacote de obras na região Cone Sul
10/01/2025 19:00

Deodápolis
MPMS monitora ações de prefeitura para recuperar danos ambientais
10/01/2025 10:30

Judiciário
Inscrições abertas para estágio em Direito em Ponta Porã
10/01/2025 09:30