
A ação, coordenada pelos núcleos de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica em Saúde e de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, amplia o conhecimento dos profissionais e aperfeiçoa as maneiras de combater o problema no município. "A violência permeia todos os ciclos sociais, por isso a necessidade de apresentar maneiras de reforçarmos o combate", alerta a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Fernandes Mendes.
De acordo com a secretária JozeliChulli, o aprofundamento do tema proposto é uma tarefa contínua da Prefeitura para a construção de uma cidade mais solidária. "A Prefeitura encabeça ações significativas na área da Saúde e Assistência Social, mostrando a articulação das redes de enfrentamento à violência num processo contínuo e que, nos referencia nessas áreas", ressalta a gestora.
"Com uma ação intersetorial, unimos diferentes órgãos governamentais e não-governamentais para fortalecer o elo entre estes diversos segmentos da sociedade e promovemos assim, em nosso município, a corresponsabilidade na tarefa de proteção àqueles que mais necessitam", complementa.
As apresentações dos trabalhos da oficina foram coordenadas por Simone Aparecida Marega (Atenção Básica), Fabiana Barbosa dos Santos (CREAS), Débora Fernandes Barbosa Silva (Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade) e Juliana Fernandes Mendes (Vigilância Epidemiológica).
Atualização
A Prefeitura de Nova Andradina realizou na última semana os serviços de atualização cadastral dos beneficiários do programa Bolsa Família no bairro Durval Andrade Filho. A iniciativa foi desenvolvida através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) e das equipes técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), na Igreja Nossa Senhora de Aparecida.
De acordo a coordenadora local do Bolsa Família, Cida Pires, a Revisão Cadastral garante que as informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único estejam atualizadas. "Com dados de maior qualidade, é possível avaliar se o beneficiário do Bolsa Família ainda atende às condições necessárias para continuar a fazer parte do programa", salientou.
"Dependendo das mudanças na situação da família como, por exemplo, alteração de renda, mortes ou nascimentos, ela pode ter direito a um valor diferente daquele que recebia antes de atualizar o cadastro", completou Cida Pires, reforçando ainda que as orientações também se referem ao descumprimento das condicionalidades do programa.
Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) envia às prefeituras municipais a lista das famílias que precisam atualizar os dados naquele ano. As prefeituras, por meio das coordenações locais do programa Bolsa Família, são responsáveis por organizar o processo e garantir quer todas as famílias participem do processo. "Trata-se de uma iniciativa tem como objetivo garantir a qualidade das informações cadastrais", complementa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

COVID-19
Boletim Covid-19 aponta mais dois óbitos e 85 novos casos em Dourados
27/02/2021 16:46

nota premiada
Exigir a nota é uma ação de cidadania diz chefe da Unidade Fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda
27/02/2021 09:17

Tempo
Sábado parcialmente nublado
27/02/2021 07:18

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Com 160 novos casos confirmados, Dourados totaliza 20,5 mil infectados pela Covid-19
26/02/2021 13:34

Covid-19
Governo prorroga toque de recolher em todo o estado
26/02/2021 09:44