Dourados – MS sexta, 14 de maio de 2021
Dourados
22º max
14º min
ESPECIAL

O PROGRESSO entra no ano 71 conectado com você

21 Abr 2021 - 08h30Por Redação
EDITORIAL - Crédito: DivulgaçãoEDITORIAL - Crédito: Divulgação

O jornal O PROGRESSO chega neste 21 de abril (Dia de Tiradentes), no ano 71, reafirmando seu compromisso junto aos leitores, a exemplo do seu fundador, Weimar Torres. O pioneiro do Estado, em circulação, se adaptou a era da tecnologia, ganhou nova roupagem, mas sem esquecer de toda a tradição e credibilidade conquistadas ao longo de sua história. A missão é levar conteúdos com análise aprofundada dos fatos, notícias e reportagens de interesse público.

Para isso contamos com dois formatos: o site www. oprogresso.com.br e a nossa versão impressa semanal com conteúdo exclusivo sobre os mais variados temas. Nesta edição especial de aniversário, a direção deste jornal decidiu abordar alguns dos fatos marcantes que ocorreram no País, no Estado e em Dourados, nas últimas sete décadas. Mais que saudosismo é o reencontro com a história, onde este matutino foi testemunha em muitos fatos. Em 1951, data de criação de O PROGRESSO em Dourados, por exemplo, foi um ano de fatos marcantes.

A chegada de Getúlio Vargas à presidência da República, mexeu com a vida dos brasileiros naquele ano. Pouco antes da fundação do O PROGRESSO em Dourados, em 31 de janeiro de 1951, Vargas assumiu pela segunda vez o governo da República. Dessa vez, ele havia sido eleito por meio do voto direto de acordo com a Carta Constitucional vigente, elaborada em 1946. Anteriormente, Getúlio permaneceu no comando da nação entre os anos 1930 e 1945 sem o respaldo de eleições diretas. Foi naquele ano que as leis sobre a desigualdade racial começaram a avançar no Brasil.

Foi em 3 de julho de 1951 que o então presidente Getulio Vargas promulgou a Lei Afonso Arinos, na qual proíbia discriminação racial em terras brasileiras. Foi o primeiro Código brasileiro a incluir entre as contravenções penais a prática de atos resultantes de preconceito de raça e cor. Apesar da Lei, posteriormente ampliada por punições mais duras, na época, resultou em poucas punições, porque só tinha efeito se o ato racista ocorresse em espaços públicos. Mesmo com essa limitação da lei, sua publicação foi saudada por líderes de movimentos negros como um importante avanço no Brasil.

Sempre às voltas de grandes questionamentos, as discussões sobre o petróleo voltou ao cenário nacional naquele ano. Depois de muita polêmica sobre a exploração do petróleo no Brasil, que valeu em 1936 manifestos, como o “Escândalo do Petróleo ``, por Monteiro Lobato, que acusava o governo Vargas de “não perfurar e não deixar que se perfure”. Foi apenas em 1951, que o então presidente Getúlio Vargas anunciou o projeto para criação da Petrobrás, passando a existir oficialmente em 1953.

Em Dourados, a população estava às voltas com várias lutas. Maioria delas testemunhadas por este jornal. Alguns impasses até hoje não acabaram e merecem ser tratados como temas atuais, como a reforma agrária e o abandono de espaços públicos. Na época já se falava nas construções do Aeroporto Municipal e do Clube Social. Com a volta de Vargas no poder, foi neste período que começou a fluir o programa de distribuição de terras através da então Colônia Agrícola Nacional, criada em 29 de outubro de 1943.

Famílias de imigrantes estabelecidos em Dourados, aguardavam todas as semanas as listas anunciando os nomes dos contemplados por terras, que iriam se estabelecer definitivamente e transformar Dourados na segunda maior cidade do Estado. Além da Colônia Agrícola, também se discutia a implantação de loteamentos sociais. E foi em 1951 que estava sendo criado um dos bairros, que hoje é um dos mais populosos de Dourados, o Jardim Clímax. Folhear as páginas ou clicar no site O PROGRESSO é acompanhar a história, é ter acesso a um conteúdo sério, imparcial e que acima de tudo respeita os leitores. Ao longo dessas 7 décadas levamos ao pé da letra o lema criado por Weimar Torres para esse jornal: “Pensamento e ação por uma vida melhor”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima

Vento sul contribui para mais um dia de temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul

13/05/2021 07:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Dourados

Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados

12/05/2021 09:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Educação

UEMS abre inscrições para mestrado em Educação Científica e Matemática

12/05/2021 08:00
Clima

Frente fria avança pelo Sul do Brasil e traz novo alívio para o calor sul-mato-grossense

12/05/2021 07:00
Cidades

Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora

11/05/2021 17:00
Últimas Notícias