Um dos pacientes transferidos de Dourados para Rondônia morreu nesta segunda-feira (7). Nice Menani, 52 anos, moradora de Dourados, estava em estado grave e foi transferida para Porto Velho na sexta-feira (4), junto com outros seis pacientes.
Nice chegou ao estado do Rondônia, mas não resistiu à doença e morreu de complicações da Covid-19. Ela e outros seis pacientes foram levados para Porto Velho devido à falta de leitos de UTI em Mato Grosso do Sul.
Conforme o Campo Grande News, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, apontou que os procedimentos de translado do corpo de Nice serão definidos hoje (8).
Transferência
A transferência foi coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e a Funsaud.
Os pacientes saíram de Dourados por volta das 10h com destino a Campo Grande, onde embarcarão num voo da FAB (Força Aéreas Brasileira). O transporte de Dourados até a Capital foi feito por ambulâncias do município, tripuladas com médico e enfermeiro, do tipo UTI móvel, com recursos para manter o paciente estável.
Segundo informações da Central de Regulação Municipal, o pacientes tem entre 29 e 79 anos, e foram escolhidos seguindo critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea. Todos são de Dourados e estão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e são pessoas, que, segundo os médicos, têm melhor prognóstico de recuperação da Covid, entretanto, precisam de um leito semi-intensivo.
Para que a transferência se concretizasse foi necessária a autorização dos familiares e também dos pacientes. Segundo a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin, a justificativa para a transferência é a "garantia da saúde do paciente, bem como, vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid".