
Na reunião realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o secretário estadual Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, e o diretor do INT, Domingos Naveiro, ficou definido que até o fim do mês de março será assinado um termo de cooperação e apresentado um plano de trabalho.
Segundo Sérgio Longen, há um ano o Sistema Fiems, por meio do Senai e do IEL, e o governo do Estado, por meio da Semac, está conversando como INT para a implantação de um escritório de representação da entidade no Estado. “O INT tem uma expertise na área de inovação tecnológica industrial e com um escritório instalado em Mato Grosso do Sul facilitará o oferecimento de orientação para a eficiência e competitividade da indústria estadual”, reforçou.
Para o diretor do INT, Domingos Naveiro, a reunião serviu para acertar o lançamento do escritório de representação da entidade em Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiems e Governo do Estado. “A nossa perspectiva é de que entre março e abril possamos estar em operação no Estado, apoiando as atividades de extensionismo junto às empresas do Estado.
A princípio vamos trabalhar no ambiente do Sibratec, ampliando para alguns segmentos que são fortes aqui em Mato Grosso do Sul, mas que não estão inseridos no âmbito do Sistema”, detalhou, completando que o termo de cooperação permitirá o alinhamento da demanda com a possibilidade de atendimento por meio da infraestrutura laboratorial do INT.
O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, que também participou da reunião, informa que o plano de trabalho inclui, em um primeiro momento, a utilização do conhecimento do INT para o desenvolvimento do Sibratec (Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia), que oferecerá atendimento na área de inovação tecnológica.
Ele acrescenta que após o desenvolvimento do Sibratec no Estado a prioridade será alinhar a atuação da Rede LabSenai com os laboratórios do INT, cuja competência abrange atualmente as áreas de catálise e processos químicos, corrosão e degradação, desenho industrial, energia, engenharia de avaliação, gestão da produção, informação e prospecção tecnológicas, processamento e caracterização de materiais e química analítica.
“A infraestrutura dos diversos laboratórios do INT hoje são referências nacional nas suas áreas de atuação, organiza-dos em conformidade com rígidos padrões de normalização, metrologia e qualidade industrial.
Dessa forma, a Rede LabSenai vai passar a oferecer outros serviços além dos quais já disponibiliza atualmente no Estado”, avaliou Jaime Verruck, explicando que, em um terceiro momento, será realizado um trabalho de capacitação de extensionistas, que poderão ir até as indústrias para levantar a demanda por inovação industrial e elaborar um projeto nesse sentido.
“Hoje, sentimos que há uma deficiência muito grande no mercado na área de extensionista tecnológico e, por isso, a nossa idéia é que possamos aliar a veia de formação profissional do Senai à experiência do INT em extensionismo para minimizar essa falta de profissional”, ressaltou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clima
Meteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C
23/01/2021 07:09

Solidariedade
Moradora de Nova Andradina pede ajuda para tratamento de saúde do filho
22/01/2021 09:09

Chuvas
Aumento de nível dos rios e chuvas constantes colocam Defesa Civil em alerta
21/01/2021 11:00

clima
Temperaturas sobem um pouco, mas instabilidades se mantém nesta quarta-feira
20/01/2021 07:12

tempo
Clima chuvoso e fresco continua nesta terça-feira
19/01/2021 07:14