Aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais - Crédito: Foto : Divulgação
Campo Grande - O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e a vice-governadora Simone Tebet destacaram, na noite de ontem (08/02), durante aula inaugural da 3ª turma do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande, a força da indústria em Mato Grosso do Sul. “Os números registrados no ano passado, de 9,5 mil indústrias instaladas, 113,3 mil trabalhadores e US$ 2,1 bilhões em exportações, demonstram que estamos dando sequência ao projeto de fortalecimento do setor industrial em Mato Grosso do Sul iniciado em 2007 e a FatecSenai vem para completar esse processo, além de atender uma demanda antiga dos empresários do Estado”, disse Longen.
Ele completa que a instalação da Faculdade em agosto de 2009 está possibilitando aos trabalhadores sul-mato-grossenses terem acesso a toda a cadeia técnica, desde a formação de mão-de-obra e qualificação até os cursos técnicos e de nível superior.
“Temos de debater e criar propostas para dar continuidade ao processo de desenvolvimento industrial do Estado, pois entendemos que hoje todas as unidades da Federação oferecem incentivos fiscais e, por isso, precisamos do diferencial de oferecer mão-de-obra qualificada”, reforçou, lembrando que o Sistema Fiems tem atendido, a contento, a demanda da indústria.
Sérgio Longen também informou aos novos acadêmicos da FatecSenai que, ao longo de 2010, o Sistema Fiems ofereceu educação básica e profissional, serviços tecnológicos, saúde, responsabilidade social, inovação, estágio, lazer e capacitação empresarial, totalizando 577.638 atendimentos e que beneficiaram mais de 6 mil empresas.
“Apenas o Sesi realizou 558.731 atendimentos contra 370 mil no mesmo período de 2009. Já o Senai efetuou 18 mil formações profissionais de janeiro a dezembro do ano passado e 6,1 mil de serviços técnicos e tecnológicos, enquanto o IEL colocou no mercado 6.278 estagiários, encaminhou 9.817l estudantes para as empresas, atendeu 2.863 empresas conveniadas”, enumerou.
Além disso, pontuou o presidente da Fiems, foi realizada a 2ª edição da Expo-MS Industrial, que movimentou R$ 114,5 milhões com financiamentos liberados pelo Banco do Brasil e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e com a rodada internacional de negócios promovida pela Al-Invest e Zicosul.
Já a vice-governadora aproveitou para apresentar aos novos alunos o cenário atual de Mato Grosso do Sul, suas potencialidades, sua capacidade de crescimento e de produção. “Esses diferenciais de Mato Grosso do Sul contribuem para a atração de novas indústrias, que geram mais empregos para a nossa população”, analisou.
Simone Tebet ainda lembrou que o Estado tem uma localização estratégica, que faz divisa com São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, e uma logística privilegiada, com mais de 7 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, 1,3 mil quilômetros de ferrovias, duas hidrovias e quatro aeroportos internacionais. “No entanto, tudo isso não seria suficiente para atrair investimentos para cá se não tivéssemos um governador como André Puccinelli, que já demonstrou ser capaz e competente ao fazer do nosso Estado o melhor do País para se investir”, garantiu.
#####A Faculdade
Segundo o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, a FatecSenai Campo Grande já realizou três vestibulares para o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, que atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico do MEC (Ministério da Educação).
Ao todo, conforme ele, o curso, que é oferecido no período noturno de segunda-feira a sábado, tem carga horária de 1.700 horas-aulas ou cinco semestres, sendo que os acadêmicos serão formados para a área de gestão de micro e pequenas empresas industriais.
Na avaliação do acadêmico do 1º ano do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande, Steferson Riquelme Antunes, a faculdade vai aprimorar as suas técnicas de gestão. “Já trabalho na área, liderando equipes em algumas empresas, mas nunca com embasamento acadêmico que agora vou obter na FatecSenai, que faz parte de uma instituição de peso em nível nacional e internacional. Tenho experiência de trabalho em outros Estado e, quando se fala que foi formado pelo Senai, o empregador olha com outros olhos”, garantiu.
O empresário Ildomar Kasper também é acadêmico do 1º ano do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande e disse que optou pela Faculdade para aprimorar os seus conhecimentos. “Sou proprietário de um curtume e o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais vai me ajudar no gerenciar a parte de recursos humanos e administrativa da minha empresa”, informou, elogiando a marca Senai de qualificação profissional.
O gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, informa que, pela programação da aula inaugural, o presidente da Fiems vai apresentar o desempenho da indústria no ano passado, enquanto a vice-governadora falará sobre as estratégias de industrialização e o papel do poder público.
Além disso, está prevista uma apresentação do Senai, com um resumo institucional da entidade, e também da FatecSenai, com histórico e dados sobre o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. “Também teremos as presenças dos alunos das outras duas turmas do curso”, informou.