Indígenas de Dourados repudiam a nomeação de um ‘não-índio’ para comandar a Coordenadoria de Assuntos Especiais Indígenas do município de Dourados.
Segundo o capitão da aldeia Bororó, Gaudêncio Benites, o prefeito Alan Guedes (PP), não consultou a comunidade para a troca de coordenador. Para ele, só quem é índio conhece de fato a realidade das aldeias.
“Não é nada contra a pessoa nomeada, mas o prefeito não nos consultou e deveria ter nomeado um indígena, de dentro da nossa reserva, pois somente quem é índio sabe as reais lutas e dificuldades que passamos”, disse Gaudêncio.
O líder ressalta ainda que até a gestão passada, todos os nomeados para a Coordenadoria, eram indígenas. O último foi o advogado Wilson Matos, que disputou a prefeitura de Dourados em novembro do ano passado.
Na semana passada, moradores das aldeias fizeram um protesto contra a nomeação feita pelo chefe do Executivo municipal e novos atos podem ser realizados, caso não haja exoneração.
“Nosso protesto foi um recado para o senhor Alan. Se não houver essa mudança, podemos fazer novos protestos, em frente à prefeitura, ou até mesmo fechar rodovias. Inicialmente, até fomos informados que o menino tinha sido nomeado temporariamente, mas desde então, ele tem causado tumulto na aldeia, colocando os indígenas contra as lideranças”, pontuou Benites, em entrevista ao O PROGRESSO.
Por fim, ele ressaltou que todos os indígenas estão abertos ao diálogo com o prefeito.