Dourados – MS terça, 15 de junho de 2021
Dourados
27º max
11º min
Ivinhema

Ivinhema lança Projeto Padrinho que resgata a referência familiar

20 Mai 2016 - 06h00
Iniciativa visa estimular a sociedade a praticar atos de afetividade para com as crianças abandonadas e abrigadas em instituições. - Crédito: Foto: DivulgaçãoIniciativa visa estimular a sociedade a praticar atos de afetividade para com as crianças abandonadas e abrigadas em instituições. - Crédito: Foto: Divulgação
O prefeito Éder Uilson (Tuta) participou, quarta-feira (18), do lançamento do Projeto Padrinho em Ivinhema. O projeto visa resgatar a referência familiar para as crianças e adolescentes acolhidos em abrigos.


A solenidade foi realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e contou com a presença de diversas autoridades como o juiz Rodrigo Barbosa Sanches, o promotor de justiça, Daniel do Nascimento Britto, o defensor público, Seme Mattar Neto, o prefeito Éder Uilson (Tuta), o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior do Posto, a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos, e representantes de conselhos ligados à criança, além de representantes de vários segmentos da sociedade.


O Projeto Padrinho tem como objetivo propiciar experiências e referências afetivas e/ou materiais, tanto familiares quanto comunitárias, às crianças e adolescentes em medida de proteção de acolhimento e que possuem processo em trâmite na área da Infância e da Juventude, como uma alternativa de solucionar o problema. Foi criado em junho de 2000 por iniciativa da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande. Em novembro de 2008, o TJ/MS instituiu o projeto em todo o estado de MS.


Em suas palavras, o juiz Rodrigo Barbosa Sanches destacou a importância dessa ação como resgate da instituição e satisfação familiar e disse que através de gestos como o que pede o projeto, pode-se tornar a sociedade mais justa e solidária".


"Após os resultados positivos obtidos nas cidades que já implantaram o projeto e devido ao crescimento de Ivinhema, o qual veio acompanhado das mazelas, como abandono e descaso com crianças e adolescentes, foi a maneira que o Poder Judiciário encontrou para amenizar o sofrimento das crianças que vivem acolhidas. Estamos orgulhosos e confiantes que a sociedade vai participar e resgatar a cidadania, o carinho e amor dessas crianças em situação de vulnerabilidade, especialmente afetiva", completou o juiz.


O projeto tem propostas básicas para direcionar a ajuda da sociedade. O padrinho afetivo (aquele que dá atenção e carinho para uma criança ou adolescente abrigado, podendo levá-lo para passar os finais de semana em casa ou apenas para passear); o padrinho prestador de serviço (ajuda prestando serviços gratuitos, em horas livres, inerentes a sua profissão ou ofício); empresa, entidade ou instituição madrinha (pode ajudar com apoio material ou financeiro).


O prefeito Tuta enalteceu a criação e destacou a parceria entre os poderes na condução do projeto. "É satisfatório e muito importante observarmos o empenho de todos em torno de uma situação que merece um carinho mais do que especial, afinal de contas, família é essencial na formação de qualquer criança. Nossa vida faz mais sentido, quando ajudamos a vida de outras pessoas", e dessa forma conclamamos a todos que participem, são várias maneiras de ajudar e com certeza fará a diferença na vida dessas crianças. Eu não tenho dúvida que o projeto vem para ajudar na formação dos futuros cidadãos", afirmou o prefeito Tuta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3442-1712, ou na Associação Cantinho Bem-me-quer, na Avenida Reynaldo Massi, 2782, bairro Guiray.


Ivinhema é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Às margens do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê ao norte e Guiray ao sul, localiza-se a cidade de Ivinhema. A cidade é um dos centros mais importantes do Vale do Ivinhema.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina

Dourados aguarda novas doses para ampliar calendário de vacinação

há 25 minutos atrás
Lockdown

Após Lockdown, Dourados registra redução de 48,6% na taxa de óbitos

15/06/2021 15:00
Geraldo Resende lamenta descumprimento de acordo e regras do ‘Prosseguir’ pelo prefeito de Campo Grande
Saúde

Geraldo Resende lamenta descumprimento de acordo e regras do ‘Prosseguir’ pelo prefeito de Campo Grande

15/06/2021 13:00
Geraldo Resende lamenta descumprimento de acordo e regras do ‘Prosseguir’ pelo prefeito de Campo Grande
Pandemia

Em nota oficial, governo de MS 'alerta' municípios para que 'assumam a responsabilidade sobre seus atos'

15/06/2021 11:00
Prefeitura Municipal afirma que a PAI não irá fechar em Dourados
Dourados

Prefeitura Municipal afirma que a PAI não irá fechar em Dourados

15/06/2021 10:30
Prefeitura Municipal afirma que a PAI não irá fechar em Dourados
Últimas Notícias