Dourados – MS sexta, 14 de maio de 2021
Dourados
26º max
16º min
SEJUSP - MS

Imasul e bombeiros iniciam ação preventiva contra incêndios nos parques estaduais

15 Abr 2021 - 07h45Por SEJUSP - MS
Imasul e bombeiros iniciam ação preventiva contra incêndios nos parques estaduais - Crédito: SEJUSP - MS Crédito: SEJUSP - MS

Equipes do Corpo de Bombeiros se deslocaram na manhã da última quarta-feira  (14) aos Parques Estaduais das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, e das Várzeas do Rio Ivinhema, em Juti, com a missão de se tomar as medidas cabíveis para impedir que incêndios atinjam essas unidades de conservação. Na terça-feira da semana que vem outra equipe segue ao Parque Estadual de Rio Negro, no Pantanal, com a mesma finalidade.

Essa ação é inédita e surge como resposta à situação gravíssima que atravessou Mato Grosso do Sul no ano passado, com incêndios em praticamente todo o Estado, provocando destruição da flora e da fauna e prejudicando consideravelmente a qualidade do ar para a população em geral. O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, por exemplo, teve 70% de sua área destruída pelo fogo, e a devastação se espalhou também pela vizinhança.

“O foco é a prevenção. Para isso temos planejamento, temos inteligência, temos equipamentos e recursos, temos equipes e temos ação. Essa união de forças dos bombeiros com Imasul, Semagro, Defesa Civil, possibilita que a gente se antecipe e tome as medidas cabíveis para evitar que se repita o ocorrido no ano passado. Nessa semana ainda será publicado o Decreto do manejo integrado do fogo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Cada Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) terá à disposição para desenvolver seus trabalhos: uma viatura tipo camionete equipada com o kit de combate a incêndio florestal, rádios transmissores, abafadores, bombas costais e outros equipamentos específicos. Contarão ainda com o apoio importante de drones para sobrevoar regiões de difícil acesso e fazer as imagens.

Os bombeiros se juntam com os funcionários do Imasul que já atuam nos parques e formarão as equipes de prevenção e combate a incêndios. Estão sendo contratados, ainda, mais 5 profissionais para atuar em cada um desses três parques, disse o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma.

“A ação acontece nesses parques porque são os maiores, têm mais de 30 mil hectares de área preservada e representam, cada um, um bioma diferente. O Parque do Rio Negro está localizado no Pantanal, o Parque das Nascentes do Taquari, no Cerrado e o Parque das Várzeas do Ivinhema, num trecho de Mata Atlântica. Isso demonstra de forma clara que Mato Grosso do Sul tem preocupação e age para preservar os três biomas, indistintamente”, disse o presidente do Imasul, André Borges.

No ato que marcou o início da operação, realizado pela manhã na sede do Imasul, foi apresentado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan Leite, a viatura ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) recém adquirida pelo Governo do Estado e equipada com esguichos que permitem o resfriamento dos pneus e da carcaça em geral, para a eventualidade de precisar sair de um ambiente tomado pelo fogo. O Estado vai adquirir outras 11 unidades dessas, perfazendo investimento superior a R$ 10 milhões.

Parques

O Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro foi criado em 2000 e tem uma área de 78.300 hectares abrangendo os municípios de Aquidauana e Corumbá. Sua área contempla ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, os quais servem de refúgio e fonte de alimento a fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari foi criado em 1999 e se estende por 30.618 hectares dos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, região de cerrado, florestas estacionais e cerradão. É famoso por guarnecer sítios arqueológicos que datam de 11 mil anos. São pinturas rupestres e petróglifos em cavernas. Há também registros de peaberus (antigas rotas dos povos pré-colombianos). É aberto à visitação acompanhada por monitores, possui trilhas, cachoeiras e cavernas e também recebe pesquisadores.

O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema possui 73.345,15 hectares, está localizado na Bacia do Rio Paraná abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criado em 1998, foi à primeira Unidade de Conservação do Estado assim constituída.  Hoje, o Parque tem estrutura para receber pesquisadores de várias áreas e está sendo adequado para receber visitação pública. Seus atrativos são trilhas, lagos e lagoas para observação de fauna e flora. Está equipado com sede, alojamento de visitantes e estradas para acesso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima

Vento sul contribui para mais um dia de temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul

13/05/2021 07:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Dourados

Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados

12/05/2021 09:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Educação

UEMS abre inscrições para mestrado em Educação Científica e Matemática

12/05/2021 08:00
Clima

Frente fria avança pelo Sul do Brasil e traz novo alívio para o calor sul-mato-grossense

12/05/2021 07:00
Cidades

Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora

11/05/2021 17:00
Últimas Notícias