
Há 21 anos com a mesma geladeira, a auxiliar de serviços gerais, Irene Pereira dos Santos vê a nova geladeira entregue pelo Programa de Eficiência Energética como um alívio nas contas do fim do mês. Ela acredita que o eletrodoméstico vai reduzir o consumo de energia. "A minha geladeira é hoje um tamborzinho e não dá para guardar nada. Agora com o dinheiro que vai sobrar da conta de luz vou poder comprar uma verdura ou uma carne, sem contar que com o meu salário nunca ia poder ter uma geladeira nova", comentou a beneficiada que é chefe de família e mãe de dois filhos.
Para ser beneficiado pelo programa, o consumidor precisa estar classificado como de baixa renda, apresentar média de consumo de energia nos últimos três meses entre 80 e 220 quilowatts por hora, não ter débitos com a empresa e nem indícios de fraude na residência. As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia, em São Paulo, onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada.
Além da entrega das geladeiras, em Ribas do Rio Pardo, 420 residências foram contempladas com troca de lâmpadas (2.940 mil luminárias incandescentes foram substituídas por modelos fluorescentes). A iniciativa beneficiou famílias dos bairros Jabour, Santo André, Nossa Senhora Aparecida, São Joaquim e Jardim das Palmeiras.
Conforme a Enersul, uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts. Já uma lâmpada incandescente consome 100 watts sendo 15 watts com a fluorescente. “No geral há uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica”, afirmou o vice-presidente da Enersul, Cyro Vicente Boccuzzi.
Na residência de Tânia Maria Costa todas as lâmpadas incandescentes foram trocadas pelas fluorescentes. “Foram cinco lâmpadas trocadas e achei muito bom porque vai diminuir minha conta de luz”, comentou. Tânia está desempregada e disse que não teria condições de comprar uma nova geladeira. O eletrodoméstico que tinha há cinco anos será trocado. “Achei que fosse trote quando me disseram que iam trocar minha geladeira. Nunca vi um governo fazer isso”, completou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clima
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
há 27 minutos atrás

Covid-19
Primeiro Prosseguir do ano aponta 2 municípios em grau extremo e 34 em alto risco
14/01/2021 15:55

tecnologia
Mais um balão com satélite cai em fazenda de MS
14/01/2021 09:17

saúde
1° Prosseguir do ano aponta 34 municípios em bandeira vermelha e nenhuma cidade com baixo risco
14/01/2021 07:49

chuvas
Bombeiros atuam em resgate de famílias desabrigadas pela chuva em Corumbá
13/01/2021 13:40