
Os serviços estão sendo realizados com os recursos da ordem de R$ 5 milhões que foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional, após pedidos do governador André Puccinelli durante a visita do ministro Fernando Bezerra, no mês de março, em Campo Grande. “Os revestimentos primários estão sendo feitos de acordo com o Plano de Trabalho entregue ao ministro, em que priorizamos aquelas estradas estaduais não pavimentadas utilizadas para o escoamento da safra”, explicou Wilson Cabral.
De acordo com o titular da Seop, os serviços que vão deixar as estradas compactadas e cascalhadas estão sendo realizados simultaneamente nas 19 rodovias que abrangem diversos municípios do Estado. “Contamos com caminhões, retroescavadeiras, rolo compactador, motoniveladoras e um total de 600 trabalhadores nestas 19 frentes que estão recuperando as estradas de domingo a domingo”, informou.
O secretário estadual de Obras disse ainda que as equipes da Seop, antes mesmo de os recursos chegarem de Brasília, já estavam atuando nas obras emergenciais realizando desvios ou até desatolando caminhões nas rodovias estaduais para ajudar no escoamento da safra. “Ninguém deixou de escoar sua safra nas estradas estaduais”, garantiu.
Conforme Wilson Cabral, além das 19 frentes de trabalho a Seop continua com as equipes de trabalhadores das 17 regionais da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), ligada à Secretaria de Obras do Estado. “As equipes continuam com os serviços de patrolamento e cascalhamento nos 12 mil quilômetros de rodovias não pavimentadas e realizando os serviços de tapa-buracos nos quatro mil quilômetros de estradas pavimentadas”, salientou.
#####Recuperação
As rodovias que estão sendo recuperadas são: MS-324-A entre MS 245 e BR 060; MS-425 entre MS 306 e BR 060 em Chapadão do Sul; MS 324-B entre MS-422 e BR-060 Água Clara; MS-162 entre MS-270 e BR 267 Maracaju; na MS-156 entre MS-378 e BR-163 Dourados; MS-466 entre MS-455 e BR-163; MS-462 entre MS-164 e BR-267; MS-455 entre MS-466 e BR 267 Maracaju; MS-465 entre MS-145 e BR-163 Em Rio Brilhante; MS-267 entre MS-458 e BR 267 região de Jardim e Porto Murtinho; MS-379 entre MS-380 e MS-386 Laguna Carapã; MS-258 entre MS-060 e BR-163 Capão Seco; MS-380 entre MS-463 e MS-156 Laguna Carapã; MS-270 e MS-156 e MS-162 Dourados; MS-145 entre MS-141 e MS-283 Naviraí; MS-274 entre MS-276 e MS-145 Dourados; MS-278 entre MS-376 e BR-163 Fátima do Sul; MS-378 entre MS-463 e BR 163 Caarapó; MS-280 entre MS-463 e MS-156.
#####Pontes
A Seop está aguardando a ordem bancária no valor de R$ 16 milhões do total de R$ 30 milhões já empenhados pelo Minis-tério da Integração Nacional que corresponde a aproximadamente o que foi estimado nos levantamentos de danos para restaurar 37 pontes de madeira que ficaram destruídas pela força das águas.
Segundo Wilson Cabral, assim que os recursos forem liberados os serviços para a reconstrução das pontes já começam. “Estamos preparados para dar o início dos trabalhos e de imediato vamos dar prioridade àquelas pontes que caíram como, por exemplo, sobre o Rio Aquidauana, Rio Coxim e Rio Barreiro.
Enquanto as pontes não são reconstruídas estamos fazendo desvios”, comentou.
Cada regional verificou os prejuízos nas pontes e nas estradas e enviou fotografias, relatórios e planilhas. Um levantamento que contém mapas de localização, o custo da recuperação, entre outros dados, sobre cada ponte, foi enviado à Defesa Civil Estadual para compor o processo de solicitação dos recursos.
Do conjunto de pontes afetadas, quatro foram totalmente destruídas causando o isolamento de comunidades: a ponte sobre o rio Aquidauana no km 0,5 da MS-450, próximo ao Distrito de Piraputanga; a ponte sobre o rio Barreiro, no km 7 da MS-483, na região de Paranaíba; a ponte sobre o rio Coxim, no km 98,6 da MS-142, em Coxim e a ponte sobre o córrego Alegria, no km 21 da MS-423, também no município de Coxim.
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