No sábado (30), a Funtrab participou ativamente da “Migra-Ação Integração”, evento promovido pelo Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas, em Campo Grande.
A ação, que reuniu migrantes internacionais residentes na capital, teve como objetivo oferecer serviços, oportunidades de inserção no mercado de trabalho e promover melhorias na qualidade de vida dessa população.
Durante a manhã de atividades, a Funtrab montou um estande para orientar os participantes sobre vagas de emprego disponíveis, processos de intermediação de mão de obra e outros serviços voltados à inclusão social e profissional.
Para um dos participantes, Neison Alfredo Dávila, de 54 anos, a oportunidade foi importante para tentar se recolocar no mercado de trabalho. “Sou da Venezuela e estou aqui há nove meses. Moro com meu amigo e, juntos, procuramos ter renda para nos manter”, contou.
Neison Alfredo Dávila pegando encaminhamento
Dávila saiu com três encaminhamentos para fazer entrevista e busca área de serviço.
De acordo com Andréa Lucia Cavararo Rodrigues, coordenadora do Comitê Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátrios, a ideia surgiu por conta de que a migração está dentro do plano de trabalho anual do comitê.
“A gente tem buscado atender, com essa ação, a maior parte de serviço que pode proporcionar com uma política pública adequada. Seja de documentação, atendimento de saúde, sanar dúvidas sobre escola, oferta de trabalho e uma melhor acolhida com doação de roupas, sapatos e frutas”, explicou.
Segundo a organização, mais de 100 pessoas foram atendidas no local.
A presença da Funtrab reforça o compromisso da Fundação com a promoção de políticas públicas inclusivas e de valorização da diversidade cultural em Mato Grosso do Sul. A iniciativa também abriu caminhos para futuros projetos voltados à integração dos migrantes ao mercado de trabalho.