Rafaat Toumani apresentou Dólar Congelado para imprensa local e empresários. - Crédito: Foto: Divulgação
O Turismo de Compras é o principal atrativo da fronteira entre Ponta Porã, cidade localizada a sudoeste de Mato Grosso do Sul e a cidade vizinha, Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay.Com a alta do dólar houve uma diminuição significativa no fluxo de turistas na fronteira, que afetou a economia local, com a queda nas vendas dos importados. Desta forma, a fronteira busca alternativas que possam aquecer as vendas no comércio paraguaio, bem como movimentar as redes de serviços de Ponta Porã.
Na quinta-feira (31) em Pedro Juan Caballero, ocorreu o evento de lançamento da segunda edição do Dólar Congelado, um dos maiores eventos de compras da fronteira de Ponta Porã com a cidade paraguaia vizinha. A campanha, idealizada pela empresa HS Consultoria, tem como objetivo oferecer aos consumidores produtos com desconto significativos. "Esse ano queremos aumentar a quantidade de lojas e a variedade também. A ideia é oferecer uma grande gama de produtos com desconto", afirmou RafaatToumani, idealizador da campanha e fundador da HS Consultoria.
O presidente da Câmara de Industria, Comércio e Turismo, Alejandro Arañha, afirmou a importância de eventos que trazem turistas para a fronteira. "Nós da Câmara e os associados temos a obrigação de apoiar este evento e de garantir que os clientes sejam bem atendidos.A HS está de parabéns pela iniciativa, que busca desenvolver o comércio local e aquecer a nossa economia".
O evento ocorrerá entre os dias 21 de Junho e 21 de Julho deste ano e, para o lançamento, já conta com 15 lojas participantes, sendo elas: Studio Center, Pneus Porã, ImpexNautilus, Nacional Pneus, Bazar Silvia, Chanel, CompuShop, Wisqueria, Treino Pesado, MuscleStore, Pryca, Marcelo Pneus, Criare Móveis, o Grupo Ansa e Victor Center.
De acordo com a organização, essas são as primeiras lojas que aderiram, sendo que mais lojas irão participar até o dia do evento. "Nós estamos apenas começando as vendas, com certeza mais lojas irão participar. Novas lojas poderão entrar até dia 31 de Maio", explicou Carlos Joaquim Motta, responsável pelas atendimento aos lojistas.
No ano passado, ano da primeira edição do evento, o Dólar Congelado foi um sucesso para as lojas que participarem, porém, também, tiveram algumas reclamações. Quando questionado sobre a questão das lojas que aumentam o preço para dar o desconto depois, comum em outros eventos de grandes descontos, Rafaat foi bem enfático em afirmar que a organização do Dólar Congelado não irá permitir que as lojas participantes pratiquem isso. Em seu discurso, Rafaat afirma que "a HS Consultoria tem o controle de qual loja participa ou não do evento, sendo que, aquelas que não cumprirem as regras, poderão ser retiradas do evento e banidas do próximas edições". Ainda sobre esse assunto, a organização destaca que é interessante, ao virem para o evento, que os turistas conheçam as lojas participantes, pois estas terão produtos com descontos reais e garantem segurança na compra aos visitantes.
Em nota a HS afirmou que a organização vai definir a taxa de câmbio que as lojas irão congelar com 1 mês antes do início do evento, a organização garante descontos entre 10%, 40% e até mais, dependendo da estratégia da empresa participante. A HS Consultoria pediu para que os clientes se atentem ao site da promoção, www.promocadolarcongelado.com e ao Facebook da campanha, facebook/promoçãodolarcongelado, para confirmar quais são as lojas participantes, para não terem surpresas ao visitarem a cidade. Outro ponto levantado pela equipe é que a promoção não abrange todos os produtos da loja e está limitada ao estoque. "Vale dizer que a promoção é válida somente nas lojas participantes, as quais escolherão seus produtos participantes, estes que estão limitados pelo estoque. Portanto, o turista deve verificar a loja e quais produtos estão com descontos e vir o quanto antes para garantir uma boa compra", orientou o organizador.
Durante o lançamento, estiveram presentes os representantes do comércio da fronteira, empresáriose imprensa de Mato Grosso do Sul.